Minicurso – Métodos Quantitativos para Educação e Psicologia

Serão ofertados dois cursos introdutórios, com 15 horas cada, voltado para alunos de pós-graduação e pesquisadores de ciências sociais aplicadas, com interesse em trabalho empírico....

Data: 10/02/2014 a 14/02/2014

Local: Campinas - Unidade Swift,

A Universidade São Francisco (USF) oferece entre 10 a 14 de fevereiro, das 09h às 17h, um Minicurso sobre Métodos Quantitativos para Educação e Psicologia com o tema: “Psicometria, Construção de Medidas e Avaliação de Impacto”, que será realizado no Campus Campinas – Unidade Swift.

O Minicurso visa discutir métodos empíricos em estudos educacionais, técnicas empíricas atualmente utilizadas em avaliação de políticas e projetos educacionais por cientistas sociais, e estratégias psicométricas usadas na mensuração de construtos relacionados a habilidades cognitivas e não-cognitivas, especialmente no ambiente escolar.

O primeiro curso, de Introdução à Psicometria, irá enfatizar o desafio de mensurar construtos latentes a partir de comportamentos observados, com implementação no software R.; já o segundo, irá abordar a Introdução à Avaliação de Impacto, buscando discutir o estabelecimento de relações causais entre variáveis observadas e ensinar técnicas de estimação de efeitos (causais) de tratamento sobre variáveis de resultado, com implementação no software Stata.

O evento será ministrado por professores do departamento de Psicologia da USF e por docentes do departamento de Economia da Universidade São Paulo – USP.
 Programação:

Curso preparatório: Introdução à Psicometria (Prof. Ricardo Primi)

Manhã: Psicometria e TRI (Prof. Willian Revelle).

10/02 -  9:00 às 12:00 - Introdução à psicometria e ao software R.
11/02 -  9:00 às 12:00 - Conceitos básicos em correlação, covariância e regressão.
12/02 -  9:00 às 12:00 - Construtos, componentes, modelos fatoriais
13/02 -  9:00 às 12:00 - Teoria Clássica dos Testes e Teoria de Resposta ao Item.
14/02 -  9:00 às 12:00 - Modelos de Equação Estrutural e Validade

Tarde: Econometria (Prof. Dr. Ricardo Paes de Barros, Profa. Dra. Cecília Machado, Prof. Daniel Domingues dos Santos).

10/02 - 14:00 às 17:00 - Definição de causalidade e efeitos de tratamento. Aleatorização, validade interna e validade externa.
11/02 - 14:00 às 17:00 -  Hipótese de Seleção-em-Observáveis: modelos paramétricos e não-paramétricos e propensity score matching.
12/02 - 14:00 às 17:00 - Variáveis instrumentais e regressão com descontinuidade. Diferenças-em-diferenças.
13/02 - 14:00 às 17:00 - Modelos estruturais e funções-controle.
14/02 - 14:00 às 17:00 - Modelos estruturais e funções-controle.

Inscrição:

A inscrição será no valor de R$ 300,00 e os interessados podem se inscrever até o dia 03 de fevereiro pelo e-mail: cursodeverao@labape.com.br

O número de vagas será limitado, portanto é necessário informar interesse, enviar link do Currículo Lattes e a qual Instituição pertence.

Comentários deste evento!

Nenhum comentário cadastrado, seja o primeiro a comentar este evento!

Faça seu comentário

Código de verificação*

Digite o código de verificação*