Minicurso: Anatomia do Encéfalo em 3D

A inscrição é no valor de R$15,00 para filiados ao CART, R$20,00 para não filiados e público externo. Os interessados podem se inscrever pelo site até às 18h do dia 15 de agosto.

Data: 16/08/2014 a 16/08/2014

Local: Bragança Paulista,

A Liga de Neurocirurgia – Prof. Dr Carlos Tadeu Parisi de Oliveira do Curso de Medicina da Universidade São Francisco (USF) irá promover no dia 16 de agosto, das 08 às 18h, um Minicurso sobre a Anatomia do Encéfalo em 3D, no Salão Nobre, localizado no Prédio Central do Campus Bragança Paulista.

O evento tem como objetivo levar a informação e atualização do tema “Neuroanatomia” para os acadêmicos do curso de medicina, residentes, médicos, bem como outros profissionais da área da saúde por meio de imagens e vídeos em 3D.

O curso será ministrado pelo presidente da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN), Sebastião Nataniel Silva Gusmão, além de outros médicos parceiros no assunto.

O evento abordará temas de Neuroanatomia, em especial anatomia do encéfalo, englobando explanações e exposições sobre o telencéfao, diencéfalo, ventrículos cerebrais, tronco cerebral e cerebelo.

A inscrição é no valor de R$15,00 para filiados ao Centro Acadêmico Rolando Tenuto (CART), R$20,00 para não filiados e público externo. Os interessados podem se inscrever pelo site até às 18h do dia 15 de agosto.

Ministrantes

Sebastião Nataniel Silva Gusmão
Presidente da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia – SBN (2012 - 2014). Mais de 30 anos de experiência e atuação em Neurocirurgia. Formado em Neurocirurgia pela Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte (MG) e pela Universidade de Estrasburgo, na França. Mestre e Doutor em Neurocirurgia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Professor Titular de Neurocirurgia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Responsável pela pós-graduação na área de Neurocirurgia e em Ciências Aplicadas à Cirurgia da Faculdade de Medicina da UFMG. Chefe de Serviço de Neurocirurgia do Hospital das Clínicas da UFMG e Coordenador do Serviço de Neurocirurgia do Hospital Luxemburgo, em Belo Horizonte (MG). Atuante na área de Pesquisa de Anatomia Neurocirúrgica, sendo autor de 10 livros e 102 artigos científicos. Reúne premiações, como Doctor Honoris causa pela Universidade de Amiens (França).

Arthur Adolfo Nicolato
Residente de Neurocirurgia da UFMG
Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), cursa residência em Neurocirurgia no Hospital das Clínicas da UFMG, é pesquisador membro do Laboratório de Anatomia Neurocirurgica da FMUFMG e Professor convidado da Disciplina de Anatomia Médica A do Departamento de Anatomia e Imagem da Faculdade de Medicina da UFMG. Atua no estudo e condução de doenças neoplasicas do sistema nervoso central com ênfase na análise genética e de marcadores prognósticos tumorais. É orientador nos projetos de Extensão Neuroliga e Pense Bem da FMUFMG

08:00 - Introdução
09:00 - Face lateral do hemisfério cerebral
10:00 - Face medial do hemisfério cerebral
10:30 às 11:00 - Coffee Break
11:00 - Face inferior do hemisfério cerebral
11:30 - Bloco central do cérebro e ventrículos
12:00 – 14:00 - Intervalo para almoço
14:00 - Dissecção do hemisfério cerebral: fibras
15:00 - Sulcos e giros nos exames de imagem
16:00 às 16:30 - Coffee Break
16:30 - Tronco encefálico e quarto ventrículo
17:00 - Cerebelo
18:00 – Encerramento

Para efetuar a inscrição, clique aqui.

Para acompanhamento da inscrição e emissão de certificado, clique aqui.

Inscrições para Vagas Remanescentes

Para efetuar a inscrição, clique aqui.

Para acompanhamento da inscrição e emissão de certificado, clique aqui.

Comentários deste evento!

Nenhum comentário cadastrado, seja o primeiro a comentar este evento!

Faça seu comentário

Código de verificação*

Digite o código de verificação*