Palestra em comemoração ao Dia do Idoso

Data: 02/10/2014 a 03/10/2014

Local: Itatiba,

A USF (Universidade São Francisco) irá promover nos dias 02 e 03 de outubro, às 13h30, uma palestra voltada a Justiça Social e Saúde dos Idosos com o tema: “Envelhecimento e Atitude: combinação necessária para o desenvolvimento social” no Campus Itatiba.

O evento visa mobilizar profissionais e agentes de saúde, população idosa e a sociedade em geral para as questões significativas a respeito das demandas e necessidades da pessoa idosa no município de Itatiba, como também, possibilitar acesso a informações que possam ser agentes de transformações individuais e sociais.

Durante a palestra será abordados três principais temas:

• Violência contra a pessoa idosa;
  • Uso racional de medicamentos;
  • Atitudes para a promoção da qualidade de vida

A palestra é gratuita, aberta para comunidade e não há necessidade de inscrição.

Iniciativa

Em comemoração e referência ao dia 1° de outubro, dia Internacional da Pessoa Idosa, o Conselho Municipal do Idoso de Itatiba (CMI) com apoio e parceria da Universidade São Francisco Campus Itatiba e demais entidades que o compõe, organiza o evento “Envelhecimento e Atitude: combinação necessária para o desenvolvimento Social”.

Diante disso, o evento foi pensado e relacionado ao conceito de atitude frente ao processo de envelhecimento. Aspectos cognitivos, afetivos e comportamentais mobilizam atitudes que podem ser profícuas ao atendimento das necessidades da pessoa idosa. Essas atitudes devem ser tomadas na esfera das políticas públicas, da coletividade e especialmente pelo próprio idoso para reivindicar seus direitos e ter papel ativo na sociedade.

Dessa maneira o evento “Envelhecimento e Atitude: combinação necessária para o desenvolvimento Social” pretende dar sua contribuição ao idoso e a sociedade. Frente a isso, a USF, um dos órgãos constitutivos do Conselho Municipal do Idoso de Itatiba, sediará o evento dando o apoio referente à infraestrutura e divulgação. Esta ação, também será veiculada por meio das parcerias nos meios de comunicação da cidade, como rádio, TV e mídia impressa, dado uma boa visibilidade a esta instituição no que concerne ao seu papel social e Extensão/Ação comunitária

• Dia 2 de Outubro
Local: Salão Nobre

13h30: Recepção dos participantes

14h: Cerimônia de abertura

14h30:
Palestra “Violência contra a pessoa Idosa”.
Profa. Dra. Jeanete Liasch Martins de Sá – Professora extensionista da PUC Campinas; Gerontóloga pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia; Coordenadora da Universidade da 3ª Idade na PUC Campinas.

16h: Coral Itavoz – Regente Jederson Heleno Machado, maestro do coral há 13 anos.

16h30: Encerramento

• Dia 3 de outubro
Local: Salão do NEXT

13h30: Recepção dos participantes

14h: Pastoral Universitária (Frei Thiago A. Hayakawa)

14h30:
Palestra “Uso racional de medicamentos pela pessoa idosa”
Profª Dra. Iara Lúcia Tescarollo, coordenadora da Assistência Farmacêutica Municipal e professora do curso de Farmácia da Universidade São Francisco (Itatiba e Bragança Paulista).

16h: Atividade física e saúde (prática agradável e coletiva) no próprio local de palestra.
Prof Marcelo Martinelli

16h30: Considerações finais e encerramento.

Comentários deste evento!

Nenhum comentário cadastrado, seja o primeiro a comentar este evento!

Faça seu comentário

Código de verificação*

Digite o código de verificação*