V Semana da Engenharia

Os interessados podem se inscrever pelo site até às 18h do dia 09 de março.

Data: 09/03/2015 a 13/04/2015

Local: Campinas - Unidade Swift,

A USF (Universidade São Francisco) irá promover no mês de março (09, 10, 11, 12 e 16/03) e abril (06, 07, 08, 09 e 13/04), às 19h30, a V Semana das Engenharias no Campus Campinas – Unidade Swift.

O objetivo do evento é o de difundir a troca de experiências e conhecimento técnico acadêmico entre estudantes dos cursos de engenharia da USF e profissionais e pesquisadores de empresas e instituições de ensino. A ideia é trazer uma abordagem de assuntos não são tratados em sala de aula e oferecer conteúdo atualizado e de interesse para os estudantes das engenharias.

Além disso, o evento proporciona aos alunos dos cursos de engenharia, a oportunidade de interagir com palestrantes oriundos de empresas e outras instituições de ensino público e privada, através da exposição de novas experiências, renovação de conhecimentos e relacionamento da comunidade acadêmica.

A semana foi organizada com diferentes atividades. Cada um dos cursos de engenharia contará com uma programação específica. De forma a contemplar todos os cursos de engenharia envolvidos na utilização do anfiteatro, ficou decidido que o evento será dividido em dois períodos, sendo um no mês de março e o outro no mês de abril, ficando um dia específico para cada curso.

Os interessados podem se inscrever pelo site até às 18h do dia 09 de março.
  •  Programação:
Março

Segunda-feira 09/03 – Engenharia Elétrica.
Palestra: O Setor elétrico brasileiro e a crise energética atual.
Local: Anfiteatro.
Palestrante: Prof. Dr. Secundino Soares Filho.

Terça-feira 10/03 – Engenharia de Produção.
Palestra: Sistema de Gestão de Segurança e as Implicações no Arranjo Físico.
Palestrante: Prof. Me. Roland Robert Colombari – Empresa RRQualifica.

Quarta-feira 11/03 – Engenharia Mecânica.
Palestra: A Engenharia Mecânica e seus desafios na fabricação de aceleradores de partículas.
Local: Anfiteatro.

Segunda-feira 16/03 – Engenharia Química e Engenharia Ambiental.
Palestra: Como promover o desenvolvimento em tempos de crises - alternativas energéticas.
Local: Anfiteatro.

Quinta-feira 19/03 – Engenharia Civil.
Palestra: Os Avanços da Manufatura Aditiva e como ela pode ajudar o Engenheiro no seu dia a dia.
Local: Anfiteatro.

Terça-feira 07/04 – Engenharia Civil.
Palestra: Os Desafios da Aplicação de Drones em Projetos de Engenharia.
Palestrante: Mario Monteiro.

Quarta-feira 08/04 – Engenharia Elétrica.
Palestra:. Projeto Sirius do LNLS e os futuros desafios e oportunidades para o engenheiro eletricista.
Local: Anfiteatro.
Palestrante: Sergio Rodrigues Marques.

Quinta-feira 09/04 – Engenharia de Produção.
Palestra:. Empreendedorismo: Trabalho do Dirigente e Desempenho da Pequena Empresa
Palestrante: Prof. Me. Daniela Rosim – fone (16) 99601-9161

Segunda-feira 13/04 – Engenharia Mecânica.
Palestra: Impasses na indústria automobilística.
Local: Anfiteatro.
Palestrante: Luiz Roberto Imparato.

Terça-feira 14/04 – Engenharia Química e Engenharia Ambiental.
Palestra: A tecnologia à disposição da sociedade.
Palestrante: Flávio Vasconcelos
  • Ministrantes

Prof. Dr. Secundino Soares Filho
Possui graduação em ENGENHARIA MECÂNICA pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (1972), MESTRADO EM ENGENHARIA ELÉTRICA pela Universidade Estadual de Campinas (1974) e DOUTORADO EM ENGENHARIA ELÉTRICA pela Universidade Estadual de Campinas (1978). Atualmente é professor titular da Universidade Estadual de Campinas, aposentado, porém atuando como professor colaborador. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Sistemas Elétricos de Potência, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento da operação, programação da operação, otimização, simulação, previsão de vazões, sistemas de energia elétrica, sistemas hidrotérmicos de potência e planejamento energético.

EP Prof. Me. Roland Robert Colombari
Engenheiro Mecânico pela Universidade Paulista (1993) , especialização em Qualidade e produtividade pela Universidade Federal de Itajubá (2002) , especialização em Engenharia de segurança do trabalho pela Universidade Estadual de Campinas (2013) e mestrado pela Universidade Federal de Itajubá (2004) . Ex- Diretor da Qualidade e Manutenção do CUNZOLO Guindastes e Plataformas, Professor da Faculdade anhanguera Campinas Unidade 1 e Professor da Faculdade Anhanguera de Sumaré. Tem experiência na área de Engenharia de Produção , com ênfase em Gerência de Produção. Professor convidado da USF e Sócio proprietário da Consultoria RRQualifica.

Engenheiro Rafael Seraphim
Engenheiro Mecânico - Automação e Sistemas, formado pela USF de Itatiba. Possui mestrado pela UNICAMP. Trabalha como líder do grupo de vácuo no LNLS.

Prof. Ennio Peres da Silva
Eng. Sergio Rodrigues Marques.
Engenheiro pela Universidade São Francisco – USF, atua como engenheiro eletricista responsável pelo setor de inovação do Projeto Sirius do LNLS.

Luiz Roberto Imparato
Formado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica com extensão em Administração de Transportes pelo Instituto Mauá de Tecnologia. Trabalhou por 20 anos na Mercedez Benz com participação em projeto LTC em Portland EUA e no desenvolvimento e lançamento de caminhões. Além disso, trabalhou na Volkswagen por 9 anos na área de desenvolvimento e lançamento de caminhões. Desde 2007, atua na IPC consultores associados na área marketing automotivo e planejamento estratégico. Atualmente, trabalha na Hoganas como consultor de Marketing Automotivo.

Inscrição:

Para efetuar a inscrição, clique aqui.

Para acompanhamento e emissão de certificado, clique aqui.

Comentários deste evento!

Nenhum comentário cadastrado, seja o primeiro a comentar este evento!

Faça seu comentário

Código de verificação*

Digite o código de verificação*