handtalk

Eventos

Minicurso – Inclusão e Educação

Minicurso – Inclusão e Educação

O evento é gratuito e os interessados podem se inscrever pelo site até às 09h do dia 16 de maio.

Data: 16/05/2016 a 23/05/2016

Local: Itatiba,

A Universidade São Francisco (USF) irá promover nos dias 16 e 23 de maio, um minicurso sobre Inclusão e Educação Inclusão com o tema: olhar a "diferença" numa perspectiva inclusiva. O evento O primeiro acontecerá das 09h às 12h na Sala Web do Campus Itatiba.

O minicurso será ministrado doutora em Filologia Românica pela Universidade de Lisboa, Isabel Rodrigues Sanches da Fonseca.

O minicurso é uma das atividades do projeto Pesquisador Visitante/FAPESPS, sob coordenação da Profa. Ana Paula de Freitas (PPGE) e tem como objetivo a solidificação do processo de internacionalização do PPGE/USF, bem como o estabelecimento de parcerias para a realização de produções acadêmicas conjuntas entre docentes do programa e a professora. Além disso, o minicurso abordará a temática da Inclusão Escolar e se justifica pela atualidade da temática no contexto da Educação Escolar.

O evento é gratuito e os interessados podem se inscrever pelo site até às 09h do dia 16 de maio.
Data – 16/05 - Parte 1: Educação Inclusiva – História, Conceito e Contexto em Portugal

Conteúdos:
1. Da segregação à inclusão: breve perspectiva histórica
2. Educação Inclusiva: conceito, e dinâmica internacional; facilitadores e barreiras sociais e educativas.
3. Educação Inclusiva em Portugal: culturas, políticas e práticas educativas

Data 23/05 –Parte 2: Educação Inclusiva: Estratégias de Atuação em Sala de Aula
Conteúdos:

2. Da homogeneidade à diversidade de alunos na sala de aula
3. Da aceitação ao direito de…
4. O porquê de uma sala de aula inclusiva
5. As estratégias pedagógicas: trabalho a pares; tutoria; aprendizagem cooperativa; trabalho de projeto; estudo de “caso”; resolução de problemas…
6. O aprender para fazer vs o aprender fazendo.

Ministrante:
Isabel Rodrigues Sanches da Fonseca – Lisboa - Portugal
Mini CV: A Professora Dra. Isabel Sanches é licenciada em Filologia Românica pela Universidade de Lisboa, Doutora em Ciências da Educação (Société, Handicap et Inclusion) pela Universidade Lumière, Lyon 2 (França). É professora associada da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Lisboa), atuando no curso de Licenciatura em Ciências da Educação e nos programas de pós-graduação: Mestrado em Ciências da Educação, Mestrado em Ciências da Educação – Educação Especial e Doutoramento em Educação. É investigadora do Centro de Estudos e Investigação em Educação e Desenvolvimento da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias - CEIED e Coordenadora do Núcleo de Educação Inclusiva da mesma instituição. Seu interesse acadêmico situa-se nas pesquisas sobre condições e possibilidades de desenvolvimento de pessoas com deficiência, sobretudo, no contexto da educação inclusiva, com foco para os estudos históricos e culturais. É autora de livros, capítulos de livros e artigos científicos sobre a temática, entre eles citamos: “Sobrevoando” a deficiência: do que os portugueses pensam ao que os políticos fazem”, (http://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/6737); “Em busca de indicadores de educação inclusiva: práticas de colaboração do professor de apoio educativo com o professor da turma que “inclui” alunos considerados com necessidades educativas especiais”.

Para efetuar a inscrição, clique aqui.

Para acompanhamento da inscrição e emissão do certificado, clique aqui.



Palavras-chave


Comentários deste evento!

Nenhum comentário cadastrado, seja o primeiro a comentar este evento!

Faça seu comentário

Código de verificação*

Digite o código de verificação*