USF inaugura unidade de saúde em parceria com Prefeitura

09/09/2016
USF inaugura unidade de saúde em parceria com Prefeitura
 A Universidade São Francisco (USF) em parceria com a Prefeitura Municipal de Bragança Paulista inaugurou, no dia 5 de setembro, a primeira Unidade – Escola da Estratégia Saúde da Família (ESF), denominada “São Francisco de Assis”.

A unidade contará com duas equipes e tem capacidade para atender até oito mil pessoas. Serão atendidos nessa unidade os moradores dos Conjuntos Habitacionais Nicola Cortez, Dr. Tartari, Padre Zecchin e Marcelo Stefani, recentemente inaugurados. No local será ofertada assistência integral básica, a qual inclui: assistência médica, odontológica e de enfermagem, educação em saúde, vacinação, entre outras.

A Prefeitura será responsável pela disponibilização de insumos e corpo técnico administrativo. A USF a partir da participação de alunos e docentes ofertará o atendimento a comunidade. Participarão alunos dos Cursos de Medicina - que atuam no internato e saúde coletiva, Odontologia, Farmácia, Enfermagem, Fisioterapia, Biomedicina e Psicologia.
O evento contou com a presença da Diretora do Campus Bragança Paulista, que estava representando a Reitoria, professora Márcia Aparecida Antônio, o Assessor Administrativo, Sr. Rodrigo Ribeiro Paiva, coordenadores de curso, a vice-prefeita de Bragança Paulista, Huguette Theodoro da Silva, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Bragança Paulista, Profa. Grazielle Bertolini e o prefeito, Fernão Dias, além de vereadores e autoridades locais,docentes e discentes que participarão do projeto.

Durante o evento a diretora do Campus, professora Márcia ressaltou que a inauguração é resultado de um sonho para a Universidade e fruto da parceria da USF com a Prefeitura. “Hoje celebramos a concretização de um sonho que teve início há dois anos. Com 40 anos de história a Universidade tem maturidade para dar um passo além. Nossos alunos estão em diferentes equipamentos de saúde. Nós queríamos mais e creio que o primeiro passo é a inauguração dessa UBS. Cada professor presente não titubeou em dizer sim ao compromisso social da Universidade”, explicou a docente.

Para a vice-prefeita, a busca pela qualidade de vida é um objetivo coletivo. “Este espaço é fruto de um trabalho coletivo de pessoas que atuam com o mesmo objetivo: a busca por qualidade de vida da nossa população. Era inviável em Bragança Paulista ter uma Universidade e não se ter parcerias consistentes”, disse a vice-prefeita.

No Conjunto Habitacional Marcelo Stefani foram construídas 1650 casas. A Unidade de Saúde contará com duas equipes ampliadas de saúde da família, formada por: dois médicos, dois enfermeiros, dois técnicos de enfermagem, seis a doze agentes comunitários de saúde, equipe de saúde bucal, com dois dentistas e auxiliar de consultório dentário, além do Núcleo de Apoio à Saúde da Família que contará com Farmacêutico, Biomédico, Psicólogo e Fisioterapeuta. “Os alunos da Medicina atuarão no atendimento à população, na atenção primária à saúde, com ações preventivas”, explicou o coordenador do Curso de Medicina, Luiz Fernando Ribeiro da Silva Paulin.

Na cerimônia de abertura, o coordenador do Curso de Farmácia, professor Carlos Pulz discursou representando os cursos de saúde da USF que atuarão no espaço. “O prédio representa uma simbologia do bem e do extensionismo universitário. Em tratar o ser humano com dignidade e também por ser um instrumento para descobrir potencialidades”, afirmou o docente.