Representantes da USF participam do Encontro Provincial da Frente de Evangelização da Educação

19/09/2016
 Nos dias 14 e 15 de setembro de 2016 aconteceu o Encontro Provincial da Frente da Educação, na Fraternidade São Boaventura, em Rondinha, Campo Largo-PR.
Reuniram-se os frades, professores e leigos que trabalham diretamente nas Escolas, Universidades e nos Institutos de Filosofia e Teologia da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, sendo eles: Associação Franciscana de Ensino Senhor Bom Jesus (AFESBJ), FAE-Centro Universitário e a Universidade São Francisco (USF).

Da USF participaram o Diretor Presidente da CNSP-ASF, Frei Thiago Alexandre Hayakawa, OFM, o reitor, professor Joel Alves de Sousa Júnior, a Pró-Reitora de Ensino, Pesquisa e Extensão, professora Iara Andrea Alvares Fernandes, o Pró-Reitor de Administração e Planejamento, Adriel de Moura Cabral, o Diretor Secretário da CNSP – ASF, Frei Nilo Agostini, OFM, o Diretor Vice-presidente da CNSP – ASF e coordenador da Pastoral Universitária, Frei Vitorio Mazzuco Filho, OFM e a sua equipe de Pastoral Universitária, Prof. Dalva Aparecida Leme e Prof. Cláudio Maurício Zorzan, o diretor do Campus Campinas, Fernando Gentile, a diretora do Campus Bragança Paulista, professora Márcia Aparecida Antonio e o diretor do Campus Itatiba, professor Carlos Eduardo Pizzolatto.
Na pauta do encontro, houve uma apresentação geral da Província e o seu Plano de Evangelização e em seguida, uma palestra sobre a evangelização na educação, na perspectiva franciscana.

Dentre as reflexões, destacou-se a educação como uma plataforma fundamental e privilegiada de evangelização, prestando especial atenção à evangelização dos jovens. Foram apresentados também alguns dos elementos primordiais de uma evangelização franciscana: a fraternidade, a ousadia, a profecia e o serviço.

Em grupos, os participantes discutiram a cerca de dois questionamentos presentes no Plano de Evangelização da Província: “Por que queremos estar na Educação?” e “Como queremos estar na Educação”. A partir dessas perguntas, cada entidade partilhou as atividades e projetos já realizados, além de apresentarem ações concretas a serem desenvolvidas para fortalecer o trabalho pastoral nas instituições de ensino.

Aconteceu também uma mesa-redonda com a temática: “A presença das Frentes de Evangelização da Província na Educação”. Ao discorrer sobre o tema proposto, foi possível aprofundar, ampliar e visibilizar ainda mais a presença de cada Frente de Evangelização na Educação.

O encontro foi muito proveitoso, pois propiciou a vivência da espiritualidade franciscana e somou forças das diferentes entidades para a missão evangelizadora no âmbito da Educação.

Fonte: http://www.franciscanosrondinha.com.br/