handtalk

Notícias

Compartilhe:
link copiado
< Voltar

Equipe de Residência Multiprofissional participam de palestra sobre Nutrição Parenteral

20/09/2016
Compartilhe:
Equipe de Residência Multiprofissional participam de palestra sobre Nutrição Parenteral
 No dia 14 de setembro, em evento promovido pela farmacêutica do Hospital Universitário São Francisco (HUSF), Cristiane Eloíza Venâncio Guedes, preceptora do curso de Residência Multiprofissional em Saúde Intensiva e Saúde Neo Natal.

Residência de Farmácia em Saúde Intensiva e Saúde Neo Natal, em parceria com a empresa Hosppharma e Fresenius-Kabi, a pediatra e especialista em Nutrologia do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, Dra Wylma Maryko Hossaka, falou sobre a evolução da Nutrição Parenteral e sua importância na saúde dos recém-nascidos.

O evento contou com a presença de farmacêuticos, pediatras, neonatologistas, nutricionistas, enfermeiros, técnicos e outros colaboradores do HUSF, bem como todos os profissionais da Residência Multiprofissional em Saúde Intensiva e Saúde Neo Natal da Universidade São Francisco (USF).

A nutrição de recém-nascidos prematuros e de baixo peso é fundamental para prevenção de atrasos e falhas no crescimento e desenvolvimento neuropsicomotor das crianças, portanto, deve receber cuidados especiais, minimizando assim, a ocorrência de futuras sequelas, como o retardo no crescimento e no desenvolvimento cognitivo. Desde modo, a nutrição parenteral é procedimento terapêutico essencial no tratamento intra-hospitalar do recém-nascido pré-termo. A terapia nutricional deste paciente representa um enorme desafio, pois quanto menor o peso e a idade gestacional do recém-nascido, maiores serão as suas necessidades nutricionais para atingir crescimento e desenvolvimento adequados (Souza et.,2008). Quanto menor é este paciente, mais precoce deve ser a indicação da Nutrição Parenteral, uma vez que as reservas energéticas destas crianças são bastante limitadas. Portanto, o início da nutrição deve ser realizado o mais precocemente possível com o objetivo de assegurar ganho de peso adequado, prevenir infecções hospitalares e reduzir o período de internação hospitalar (Hossaka, 2016; Damasceno, 2014).

Galeria de fotos