Alunos de Odontologia participam de audiência simulada

23/09/2016
Alunos de Odontologia participam de audiência simulada
 Os alunos do Curso de Odontologia da Universidade São Francisco (USF) participaram, no dia 21, da primeira audiência simulada de processos éticos organizada com o apoio da Comissão de Ética do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP).

Uma estudante de Odontologia assumiu o papel de paciente, denunciando um cirurgião-dentista por diversas infrações éticas praticadas durante o atendimento odontológico. A denúncia envolvia acobertamento de exercício ilegal praticado por acadêmicos, propaganda irregular, promessa e garantia de resultados, clínica sem inscrição e registro no CROSP, negativa de acesso ao prontuário, negligência, desrespeito e danos à saúde da paciente entre outras situações. O papel do cirurgião-dentista denunciado e das testemunhas também foi protagonizado por estudantes de Odontologia.

O grupo encenou uma audiência, nas mesmas formas como ocorre no dia a dia da Comissão de Ética, contando, inclusive, com a participação de acadêmicos e professores do Curso de Direito da Universidade, que atuaram como advogados de defesa e de acusação, representando com fidelidade a prática do dia a dia forense e a importância do suporte jurídico. A simulação permitiu que os presentes verificassem como as denúncias chegam ao CROSP, como é a condução da Comissão de Ética no desenvolvimento de uma audiência, além de demonstrar como as partes, o juiz, advogados e testemunhas se portam.

Participaram da audiência o Coordenador do Curso de Odontologia e Presidente da Câmara Técnica de Endodontia do CROSP, professor Miguel Simão Haddad, os coordenadores do Curso de Direito, Prof. Dr. Volney Zamenhof de Oliveira Silva e Profª. Dra. Vanessa Cristina Moretti, a diretora do Campus Bragança Paulista, Prof. Dra. Márcia Aparecida Antonio, a Coordenadora de Saúde Bucal do Município de Bragança Paulista, Dra. Flávia Vasconcelos e o Presidente da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas – APCD Central, Dr. Adriano Albano Forghieri. Essa foi a primeira vez que o CROSP realizou audiência simulada com acadêmicos.