Coordenadora de Direito da USF participa da cerimônia de posse da Comissão de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito

04/10/2016
 A coordenadora do Curso de Direito, Campus Itatiba da Universidade São Francisco (USF), professora Vanessa Moretti participou, no dia 26 de setembro, da solenidade de posse da Comissão de Pesquisa e Pós-Graduação na área do direito da OAB/SP, da qual passará a fazer parte.

A cerimônia ocorreu na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), São Paulo. A posse da Comissão foi a oportunidade para dar ciência à Comunidade Acadêmica do trabalho a ser desenvolvido, bem como da relevância da atuação da OAB em prol da Pesquisa e Pós-Graduação na área do Direito. O evento contou com a participação da presidente da Comissão, dr. Vivian de Almeida Gregori Torres. Para a presidente, o trabalho de qualificação dos cursos de pós-graduação tem diferentes aspectos positivos, como a melhoria do processo de formação dos professores que serão empregados nos cursos de graduação em Direito, por exemplo. Ela explica que há quatro eixos de atuação definidos para os trabalhos da Comissão: estudo dos procedimentos e critérios de avaliação pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), incentivo e valorização da pesquisa na formação de docentes, função da pesquisa na pós lato sensu no mestrado profissional, além de ética na pesquisa.

Representando a Diretoria da Secional paulista da Ordem, Caio Augusto Silva dos Santos, secretário geral, apontou como fundamental para a classe e a sociedade a formação de um grupo dedicado a discutir tema tão relevante. “Não há nada mais importante para a nossa profissão que a busca incessante pelo conhecimento”, justificou.

A docente da USF fará visitas às instituições de ensino de Direito para avaliação dos cursos de graduação e pós-graduação em nome da OAB São Paulo. Os Cursos recebem a visita no Ministério da Educação (MEC) e na sequência a comissão da OAB para avaliar a qualidade dos cursos sob a óptica da OAB. Os membros da comissão fazem a visita in loco e emitem um parecer que é encaminhado à OAB Federal. No total, o estado de São Paulo conta com 20 membros.