Oração Pela Paz – Espírito de Assis

31/10/2016
Oração Pela Paz – Espírito de Assis
 Muito rico este mês de outubro na Universidade São Francisco (USF). Mês franciscano, mês dos 40 anos da USF, mês da festa de São Francisco, mês dos 30 anos do Espírito de Assis, a prece inter-religiosa pela paz no mundo. Na USF reunimos islâmicos, judeus, metodistas, evangélicos, espíritas, seicho-no-iê, candomblé, umbanda e budistas, franciscanos e católicos.
Foram quatro belíssimos momentos: no Campus de Itatiba participaram
Pelo Espiritismo - Fernando Toledo,
pela Seicho No Iê - Maria Lúcia,
pela Assembléia de Deus - Ricardo Cartier e
pela Igreja Batista - Prof. Joel Alves de Sousa Júnior.

No Campus de Campinas, nas unidades Swift e Cambuí participaram
SEICHO NO IÊ – Margareth Nakamura e Maria Helena Mosca,
pelo BUDISMO – Lobsang Chogni (Jonathan Raichart),
pelo JUDAÍSMO - Sic David Gabrielovich Marzan,
pela IGREJA METODISTA - Pastor Luiz Carlos Ramos e
pela IGREJA BATISTA – Pastor Joel Alves de Souza Neto.

E no campus de Bragança Paulista participaram
Sua Eminência Sheik Hussein Khalillo da Mesquita do Brás,
A Preletora Cláudia Apda. Cesar Lessi da Seicho-No-Ie do Brasil – Regional Atibaia/SP, O Pai Bil – Babalorichá Bil de Xangô – da ABUC - Associação Bragantina de Umbanda e Candomblé,
Elizabete Poquiviqui Figueiredo e Claudivan Castro da Igreja Família Debaixo da Graça, Sr. Orlando Berenguel pelo Espiritismo e o Pastor Joel Alves de Sousa Neto da Igreja Batista, onde, numa boa energia de fé e amor, vivemos momentos profundos de paz interior, crescimento espiritual, uma força espiritual para se manifestar em ação.

Com muita unção, sabedoria, compaixão, amor, partilha, solidariedade, cada um, sem distinção, fizeram da sua religião e espiritualidade uma fonte de energia para auxiliar a instaurar a paz no mundo. Na tarefa de unir-se, dialogar, orar, não considerando o que diferencia como um muro que separa, mas sim uma ponte que une, fizeram da diversidade uma ocasião de reciprocidade e compreensão.
Proclamaram com firme convicção que a guerra, a violência, os conflitos, contrastam com o autêntico espírito religioso. Os presentes mostraram que é possível educar para a paz, no respeito e na mútua estima; que é possível realizar uma convivência pacífica entre as culturas, credos e etnias. Foi um apelo, aos seguidores de todas as tradições religiosas para formarem uma só comunidade humana para construírem uma sociedade de paz, de diálogo, praticando a compaixão e a misericórdia para defender a dignidade de toda a vida.
Em todos os momentos estiveram presentes os frades franciscanos da USF, membros da Reitoria, professores, colaboradores, alunos e comunidade em geral. Momentos de Paz e Bem!

Frei Vitorio Mazzuco
Coordenador da Pastoral Universitária