Farmacêuticas do Curso de Residência Multiprofissional participam de Curso e realizam Atendimentos no Hospital das Clínicas

01/11/2016
 Nos dias 25, 26 e 27 de outubro de 2016, a farmacêutica do Hospital Universitário São Francisco da Providência de Deus, Cristiane Eloíza Venâncio Guedes e as farmacêuticas do Curso de Residência Multiprofissional em Farmácia em Saúde Neo Natal, Alessandra Boava e Fabiana Fisnack e, em Saúde Intensiva Adulto, Gisele Romão, da Universidade São Francisco, participaram do Curso Práticas em Farmácia Clínica na Universidade de São Paulo (USP) em Ribeirão Preto e realizaram atendimentos aos pacientes do Hospital das Clínicas, o curso foi ministrado pelo Prof. Dr. Leonardo Regis Leira Pereira, responsável pelo Centro de Pesquisas em Assistência Farmacêutica e Farmácia Clínica, que disserta que “a Atenção Farmacêutica é uma prática recente da atividade farmacêutica, onde é priorizado a orientação e o acompanhamento farmacoterapêutico, ocorrendo a relação direta entre o farmacêutico e o usuário de medicamentos. Esta atividade já é realidade na maioria dos países desenvolvidos e tem demonstrado ser eficaz na redução de agravamentos dos portadores de patologias crônicas e de custos para o sistema de saúde”.

A fim de se atualizarem profissionalmente, as farmacêuticas buscam conhecimento e aprimoramento na área para desenvolvimento do projeto de implantação da Farmácia Clínica no HUSF, uma das exigências apontadas pelo Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (IBES) para certificação Organização Nacional de Acreditação (ONA).

Fonte: http://husf.com.br/conteudo.aspx?id=10549&tipo=eventos