USF celebra Ano Santo da Misericórdia

26/11/2016
USF celebra Ano Santo da Misericórdia
 Diz São Francisco na Segunda Carta aos Fiéis: “Aquele a quem foi confiada a obediência e que é tido como maior seja o menor e servo dos outros irmãos. E faça e tenha misericórdia para com cada um dos irmãos, como gostaria que se lhe fizesse se estivesse em caso semelhante” (2Fi 42 e 43). Com estas palavras queremos dizer que mais do que celebrar procuramos, neste Ano Santo da Misericórdia, concretizar na Universidade São Francisco a vivência de valores que brotam a partir da misericórdia: cuidado, atenção, solidariedade, solicitude, partilha, beneficência e reconciliação.
Em todos os Campus, Bragança, Itatiba e nas duas Unidades de Campinas fizemos acontecer a prática do Ano Santo que pediu que atravessássemos a Porta da Misericórdia, isto é, dar passos para um real amor a Deus, aos próximo e para consigo mesmo. A misericórdia é uma virtude moral e provoca novas posturas em nós. A Pastoral Universitária da USF propiciou uma celebração que levasse à uma grande prática. Adequamos a Confessio, uma celebração ritual inspirada na Igreja Primitiva e permitimos que coordenadores, diretores, colaboradores e estudantes olhassem para as suas Luzes e Sombras, examinassem a qualidade de sua vida, fizessem o Elogio das Virtudes e passassem pelo rito purificatório da água e do fogo, recebessem a absolvição individual, o perdão e o abraço da Graça do Senhor. Foram momentos de muita emoção, unção, concentração e fé.
A Misericórdia é o eixo central da ação de Deus para com o ser humano. É envolvimento para tirar de alguma dificuldade e trazer de volta à felicidade. A Misericórdia comporta um grande Amor que passa pela presença, aproximação, ternura, piedade, clemência, bondade e graça, que sempre aparecem quando mais precisa o limite humano. O ser humano é um receptor privilegiado do modo como Deus ama. O Amor de Deus é revestido de misericórdia, porque ao ver as misérias humanas, torna-se um sentimento encarnado que acolhe cada um de nós. Podemos dizer que o Ano Santo da Misericórdia na USF foi celebrado e vivenciado, foi um momento iluminador das nossas práticas!

Frei Vitório Mazzuco, OFM
Coordenador da Pastoral Universitária