Aluno de Engenharia de Computação é selecionado para Programa de Bolsa da FAPESP

30/11/2016
 O aluno de Engenharia de Computação, do Campus Itatiba, da Universidade São Francisco (USF) Lucas Zorzi foi selecionado para receber a bolsa de Iniciação Científica da FAPESP, pelo projeto "Reaproveitamento de dispositivos computacionais com vistas à sustentabilidade na área de tecnologia da informação".

O projeto tem como objetivo estudar e realizar propostas de “reinserção” de equipamentos classificados como lixo eletrônico em aplicações cotidianas, tanto domésticas como corporativas, sempre buscando oferecer uma visão sustentável e uma discutição baseada aspectos de viabilidade econômica, social e tecnológica. Como alternativas, propor a inserção como auxílio em processamento colaborativo, na chamada computação em nuvem e na criação de um Repositório OnLine de Lixo Eletrônico. Com essas propostas, é possível agregar valor ao produto tecnológico pós-consumo recuperado e reaproveitado, gerando lucro a partir de algo que já se encontrava obsoleto.

O trabalho é orientado pelo professor Marcelo Augusto Gonçalves Bardi, líder do Grupo de Pesquisas em Meio Ambiente e Sustentabilidade (GPMAS), que ressalta a importância do oferecimento de bolsas para o desenvolvimento da ciência no Brasil. “Me sinto muito honrado pelo fato por se tratar da aproximação de docentes vinculados à graduação à FAPESP. Esperamos que os resultados derivados desta atividade sejam benéficos para a ciência brasileira, à ciência desenvolvida na Universidade e à comunidade”, afirmou o docente.