handtalk

Notícias

Compartilhe:
link copiado
< Voltar

Mensagem do Ministro Provincial sobre o falecimento de Dom Paulo Evaristo Arns

14/12/2016
Compartilhe:
Mensagem do Ministro Provincial sobre o falecimento de Dom Paulo Evaristo Arns
 Com muito pesar, a Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil recebeu a notícia da Páscoa derradeira do nosso querido Confrade e Bispo, Dom Paulo Evaristo, Cardeal Arns.

Sem dúvida, uma grande perda, pois viveu intensamente a sua vida e missão franciscana em plenitude. "Amado por Deus e pelos homens", hoje foi recebido na mansão radiante do céu porque em vida lutou como profeta em favor dos direitos de toda a criatura humana, especialmente das pessoas mais fragilizadas e oprimidas.

Dom Paulo mesmo dividiu a história de sua vida em três partes: a família, a vida franciscana e a vida episcopal a serviço da Igreja.

Hoje, como Ministro Provincial e em nome desta Província, louvo e agradeço a Deus pelo seu testemunho franciscano que determinou a trajetória de toda a sua vida.

O seu testemunho iluminou e encorajou não só a nós, seus confrades, mas a vida religiosa e a vida dos cristãos, especialmente na América Latina, onde foi uma liderança ímpar, principalmente nas assembleias de Puebla e Medellín, da Conferência Episcopal Latino-americana. E o que dizer dos tempos da ditadura militar, quando se fez voz dos sem voz?

O nosso irmão Dom Paulo passou para a Casa do Senhor, alegremo-nos por ele, que alimentou na fé seu lema episcopal: "De esperança em Esperança".

Que da eternidade, Dom Paulo interceda pela nossa Igreja para que ela continue a ser a Igreja profética do Concílio Vaticano II e a sonhada Igreja do Papa Francisco, devotada às grandes causas sociais e humanitárias.

Que Dom Paulo, o incansável homem da esperança, ore pela nossa Pátria que neste momento vive uma profunda crise institucional, carente de ética e de cuidados para com os mais pobres, os doentes, os sedentos de justiça e paz.

Louvado seja meu Senhor, pela Irmã Morte, que nesta manhã visitou e libertou Dom Paulo da fragilidade do seu corpo, para viver a plenitude da liberdade dos filhos de Deus.

FREI FIDÊNCIO VANBOEMMEL
Ministro Provincial
Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil
14 de dezembro de 2016