USF assina Convênio de Colaboração técnico-científica com as Prefeituras de Nazaré Paulista e Piracaia

03/01/2017
 A Universidade São Francisco (USF) realizou, em dezembro, no Campus Bragança Paulista a entrega da Minuta do Plano de Mobilidade Urbana ao Município de Morungaba e a Assinatura do Convênio de Colaboração técnico-científica entre a Prefeitura de Nazaré Paulista e a Casa Nossa Senhora da Paz e entre a Prefeitura de Piracaia e a Casa Nossa Senhora da Paz – Ação Franciscana. Os alunos dos Cursos de Engenharia Civil, Engenharia Ambiental e Sanitária e Arquitetura e Urbanismo irão produzir o Plano de Mobilidade Urbana dos dois municípios.

O evento contou com a presença do Diretor Presidente da CNSP-ASF, Frei Thiago Alexandre Hayakawa, do reitor da USF, professor Joel Alves de Sousa Júnior, da Diretora do Campus Bragança Paulista, professora Márcia Aparecida Antônio, do Diretor do Campus Itatiba, professor Carlos Eduardo Pizzolatto, o Coordenador do Curso de Engenharia Civil, professor Marcelo Bardi a prefeita de Piracaia, Teresinha Das Graças Silveira Peçanha, Prefeito de Nazaré Paulista, Joaquim da Cruz Júnior, Prefeito de Morungaba, Roberto Zen, prefeito de Joanópolis, Mauro Garcia, Prefeito de Piritiba Mirim, Jarbas Ezequiel, Gerente do Sebrae, Marcelo Parazini, presidente da Agência Unicidades, Miguel Lara, além da presença do Secretário Adjunto de Turismo do Estado de São Paulo, Romildo Campello. Participaram também alunos e docentes dos Cursos de Engenharia Civil, Engenharia Ambiental e Sanitária e Arquitetura e Urbanismo que irão produzir o Plano de Mobilidade Urbana dos dois municípios.

Durante a cerimônia, Frei Thiago destacou a importância para a USF cumprir sua missão ao participar da assinatura de convênios. “Assumimos o compromisso com a sociedade, na qual nossos alunos estão presentes. Quando pensamos em mobilidade urbana, pensamos em uma cidade plural, com diversos sujeitos e de uma cidade que precisa dar conta de diferentes demandas”, afirmou o Frei.

Para o reitor da USF, a assinatura de convênios ressalta o privilégio que os estudantes têm de contribuir com a sociedade. “Como Universidade devemos ir além dos muros. Os alunos precisam de atividades práticas e contribuam para um projeto de vida. Nossos estudantes adquirem conhecimento prático, profissional e também de valores que levarão para a vida toda”, explicou o professor Joel.

O Secretário Adjunto de Turismo do Estado de São Paulo, Romildo Campello, afirma ser fundamental a integração de instituições de ensino, como a USF com a administração de municípios para o desenvolvimento sustentável. “Não se constrói uma sociedade sustentável e pronta para realizar o turismo sem planejamento. Nós somos um país que precisa usar seus recursos de maneira mais eficiente e a Universidade colabora desta maneira”, explicou Romildo.

O Plano de Mobilidade Urbana foi estabelecido pela lei nº 12.587/2012 que define as diretrizes da Política Nacional da Mobilidade Urbana que estabeleceu que, a partir de abril de 2015, todas as cidades com mais de 20 mil habitantes precisam ter um plano municipal de mobilidade urbana para receber recursos federais e estaduais. Com os Planos as cidades conseguem promover melhorias de acessibilidade e integração dos diferentes modos de transporte.