USF promove atividades especiais para acolhida aos calouros

19/02/2017
USF promove atividades especiais para acolhida aos calouros
A Universidade São Francisco (USF) promoveu, de 1 a 10 de fevereiro, a Acolhida aos Calouros e Trote Solidário com uma série de atividades especiais como visitas monitoradas, apresentações musicais e teatro, visando apresentar a instituição e incentivar a integração entre os alunos e a prática de ações solidárias e artísticas. Os alunos ingressantes foram recepcionados pela reitoria, pró-reitoria, direção de campus, coordenadores de curso e alunos veteranos, que participaram de stands de informações.

Ao saudar os ingressantes, o Diretor Presidente da CNSP-ASF, mantenedora da USF, Frei Thiago Alexandre Hayakawa, comentou sobre o simbolismo da acolhida e a tradição dos franciscanos na Educação. “É uma tradição que tem alguns séculos de atuação no ensino superior e agora cada um de vocês vão, juntamente conosco, construir e trabalhar pelo ensino do país. A marca dessa Educação é ser pautada pela prática do Bem e da Paz, nossa saudação de Paz e Bem”, ressaltou o Frei.

O reitor, Prof. Joel Alves de Sousa Júnior, comentou sobre o significado de ingressar em uma Universidade, principalmente, tendo em vista o atual cenário econômico e político do país. “Os que estão aqui hoje (alunos ingressantes), iniciando um curso superior, fazem parte de um contingente que não chega a 18% de jovens de 18 a 24 anos. Portanto, isso possui um significado muito importante que não podemos deixar passar em branco. Quando iniciamos um curso superior, embarcamos em uma fase muito especial dessa jornada (pelo conhecimento). Vocês estão buscando conhecimentos específicos, mas devem também buscar uma formação humana, que permita exercer esse conhecimento específico voltado para a sociedade”, observou.

Os diretores de campus aproveitaram a ocasião para apresentar setores e procedimentos acadêmicos. Os ingressantes receberam também a “Cartilha do Aluno”, com um resumo sobre os núcleos e departamentos de atendimento. A versão digital da cartilha está disponível em “Manuais” no USF Connect. “Com certeza, sempre que começamos uma nova empreitada, isso gera certa apreensão sobre o que está por vir. Mas, assim como fazemos quando recebemos uma visita em nossa casa, nos preparamos para receber bem os que estão chegando. A acolhida tem esse propósito, ajudar os alunos ingressantes a se ambientarem”, explicou a Diretora do Campus Bragança Paulista, a Profa. Márcia Aparecida Antônio.

“A partir de agora, estabelecemos uma parceria (USF e alunos) e não existe uma hierarquia que diferencie professor e aluno, existe, sim, uma parceira que coloca professor e aluno no mesmo nível, com um objetivo em comum, formar bons técnicos e bons cidadãos”, disse o Diretor do Campus Campinas (Unidades Cambuí e Swift), Fernando Cesar Gentile.

Trote Solidário

Com objetivo de promover a prática de ações solidárias entre os alunos, a USF adotou, como faz tradicionalmente, o Trote Solidário.

A campanha de arrecadação teve início na acolhida, mas continua durante todo o mês de fevereiro. Os alunos poderão contribuir com a doação de roupas, sapatos, brinquedos e produtos de higiene para o Serviço Franciscano de Solidariedade (SEFRAS), instituição da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil. Os interessados podem deixar as doações nos coletores espalhados pelos campi.

O Diretor do Campus Itatiba, Prof. Carlos Eduardo Pizzolatto, além de apresentar o trabalho do Sefras, ressaltou também o papel social da instituição, desenvolvido por meio de ações específicas por parte dos alunos de diferentes cursos. “Em 2015 e 2016, por exemplo, tivemos a participação voluntária de estudantes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, CST em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia Civil e Psicologia em programas sociais desenvolvidos pelo Sefras. Em 2017, queremos ampliar essa participação, envolvendo mais cursos e alunos e, claro, visando atender outras comunidades que necessitam de ajuda e atenção. E que em 2018 possamos promover um trote ainda mais solidário”, comentou Pizzolatto.

Histórico de Notícias