Livro de Frei Nilo Agostini é lançado no Planejamento Pedagógico 2017

02/02/2017
Livro de Frei Nilo Agostini é lançado no Planejamento Pedagógico 2017
 Os docentes da Universidade São Francisco (USF) participaram, de 23 a 31 de janeiro, das atividades do Planejamento Pedagógico 2017. O envolvimento dos docentes nas atividades foi fundamental para a contínua melhoria da qualidade do ensino oferecido pela USF.

As atividades contaram com a presença do reitor da USF, professor Joel Alves de Sousa Júnior, da Pró-Reitora de Ensino, Pesquisa e Extensão, professora Iara Andrea Alvares Fernandes, do Pró-Reitor de Administração e Planejamento, Adriel de Moura Cabral e dos diretores de Campus. Os docentes de cada campi também participaram do lançamento do livro “Moral cristã e seus fundamentos: Educar em tempo de mudanças”, de autoria do Diretor Secretário da CNSP- ASF, Frei Nilo Agostini, que ministrou palestras sobre a publicação e concedeu autógrafos aos professores.

No livro, Frei Nilo aborda o atual contexto histórico-social que passa por grandes transformações. “Enquanto pessoas de fé, nossa missão de cristãos é a de acompanhar atentamente as mudanças em curso e buscar respostas à altura dos desafios de nosso tempo. Apresenta-se o desafio de formar sujeitos éticos, capazes de identificar os engajamentos morais nos níveis pessoal e social. Diante destes e tantos outros desafios, podemos reagir de diferentes formas. Uma é aquela reação, descrita pelo Papa Francisco, de nos ‘entrincheirarmos em nosso pequeno mundo’ (Educare oggi e domani, Roma, 2014), numa posição de defesa, quando não é de combate, fechados em nossas pequenas fortificações. Outra postura é aquela que assume a tarefa de ‘uma grande reflexão crítica e um empenho de relançar a identidade, em termos propositivos e novos’ (Ibidem)”, afirmou Frei Nilo. O livro leva-nos a conhecer a riqueza que brota de nossas raízes cristãs, recolhendo diversas contribuições para “educar em tempo de mudanças”, conforme o seu subtítulo.

Frei Nilo Agostini, é doutor em Teologia pela Universidade de Ciências Humanas de Strasbourg (França), é religioso franciscano (OFM) e sacerdote. Sendo autor de 15 livros e de dezenas de artigos na área da Ética, da Moral e da Educação. Atualmente, atua como professor e pesquisador do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação da USF (Universidade São Francisco), com sede em Bragança Paulista SP, onde também leciona no Curso de Medicina e em outros cursos de graduação.