Início das atividades do Curso de Extensão “Letramento em Programação”

16/03/2017
Início das atividades do Curso de Extensão “Letramento em Programação”
 No dia 14 de março, no Campus Itatiba da Universidade São Francisco (USF), uma nova turma do curso de extensão universitária “Letramento em Programação” iniciou suas atividades, com todas as vagas preenchidas e muito entusiasmo. O curso faz parte de um programa que visa tornar a USF um polo de referência em programação computacional.

O programa teve início em 2015, a partir de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação de Itatiba, o Instituto Ayrton Senna e a Universidade. As atividades do programa têm se intensificado nos âmbitos do ensino, da extensão e da pesquisa.

De fato, cursos, concursos, eventos e atividades foram desenvolvidos nos últimos anos para democratizar o acesso à linguagem computacional desde a educação básica, desenvolvendo em crianças e adolescentes habilidades importantes para o século XXI, tais como a resolução de problemas, a cooperação e a criatividade.

Para se trabalhar essas habilidades com os estudantes da educação básica se faz necessário investir nos profissionais da educação. Assim, o curso de extensão “Letramento em Programação” é ofertado gratuitamente a professores, educadores em geral e monitores de informática das redes públicas de ensino.

Neste ano, com 53 participantes das redes de Itatiba, Vinhedo e Morungaba, o curso abordará temas relevantes para a educação nos dias atuais, a saber: A Influência da Tecnologia na Educação; Conceitos, práticas e perspectivas do Pensamento Computacional; Letramento em Programação: Currículo, estratégias e ferramentas. Foram programados 5 encontros ao longo do ano e atividades a distância, por meio do ambiente virtual de aprendizagem. O encerramento do curso ocorrerá com uma visita, de todos os concluintes, ao Instituto Ayrton Senna, em São Paulo.

O curso de extensão está vinculado ao curso de Pedagogia da USF e é ministrado pelo Engenheiro Adelmo Eloy do Instituto Ayrton Senna. A coordenadora do curso de Pedagogia, Profa. Fatima Polesi Lukjanenko, uma das idealizadoras do programa esteve presente e destacou que um dos objetivos do curso é discutir a influência da tecnologia na educação, em especial o papel do professor nesse cenário, e acrescentou: “estamos preparando multiplicadores para desenvolver o pensamento computacional desde a educação básica. , Na USF temos investido nesse e em outros projetos de extensão e pesquisa sobre a temática”.

O diretor do campus, Prof. Carlos Eduardo Pizzolatto deu as boas vindas a todos os participantes e valorizou a parceria entre a Universidade São Francisco, o Instituto Ayrton Senna e, a prefeitura de Itatiba, e que agora deverá se estender às cidades de Morungaba e Vinhedo.

A coordenadora do Projeto pela Secretaria de Educação de Itatiba, Profa. Luci Mara Gotardo comentou o encontro: “é uma grande satisfação poder contar com tantos professores e monitores de informática envolvidos no projeto letramento em programação. Satisfação ainda maior é inspirar municípios vizinhos como Morungaba e Vinhedo para inovarem suas práticas”.