22ª Caminhada Bragança Paulista – Pedra Bela

22/03/2017
22ª Caminhada Bragança Paulista – Pedra Bela
No dia 11 de Março, 21h30, saímos do Bairro Matadouro, em frente a Padaria Alterosa, rumo ao Santuário da Pedra, em Pedra Bela. Começamos a Caminhada com as bênçãos do sacerdote e com a oração bíblica própria dos peregrinos: o Terço nas mãos. Quem não gosta de ir e voltar sempre à Casa da Mãe? E fomos à Casa da Mãe Divina de Aparecida, em seu Santuário sobre a imponência da montanha.

Velhos, jovens, adolescentes e crianças, 874 pessoas (que assinaram o livro na chegada, mas mais de 100 não assinaram) que no ritmo de seus passos, atravessaram a noite com perseverança e fé. Uma noite de milagres, de um milagre chamado Amor feito de gestos solidários de ajuda e companheirismo. Cada hora da noite, trazia uma emoção forte e muitos sinais de vivos sentimentos, que aparecendo ao longo do caminho, vem para sempre.

Na caminhada a conversa, a prece, as músicas, as meditações vindas do carro se som. No céu a bela Lua Cheia que a noite revelava. Todos nos sentimos luas de Deus, pois deixamos passar a Luz do Grande Outro. A vida se fez Caminho nos passos de cada peregrino. Unimos o Corpo Físico e o Corpo Espiritual. Subimos decididos para Pedra Bela. A ascensão física corresponde a uma ascensão espiritual.

Acordamos a alma despertando a força das nossas energias físicas. Havia uma força de vontade em todos. Se tivermos pensamentos fortes, atividade física forte, conquistamos a saúde do corpo e da alma. Se tivermos a fé em nossos passos conquistamos o sadio da existência para sempre: a salvação!

Caminhamos na noite um caminho com asas nos pés, as Asas do Espírito. Oramos e meditamos. Ouvimos as canções que nos motivavam. O carro de som, o silêncio da noite, a paz da paisagem, tudo tinha a sua fala. Chegaríamos a pé na casa da Mãe Aparecida. Corpo e alma atravessando distancia e proximidade. Alguns com os pés sangrando, outros pedindo ajuda nos carros de apoio, a maioria na superação dos quilômetros, sono, cansaço, chegaram inteiros. Fomos recebidos com o carinhoso café do caloroso acolhimento do povo de Pedra Bela, da Paróquia São Sebastião. Chegamos na madrugada do domingo, dia 12, às 4h15, e ficamos aguardando no descanso e na oração a missa das 7h celebrada pelo Padre Sebastião Aparício de Rezende e a pregação de Frei Vitório Mazzuco OFM. A USF mais uma vez se fez presente com um bom e bonito número de alunos, professores e funcionários. A USF também ofereceu um carro de apoio e o som, tudo muito necessário na caminhada e muito útil na hora da celebração da missa.

A Pastoral Universitária, junto com todos os patrocinadores, deu muita força para os fundadores e organizadores desta Caminhada, o Sr. Jayme Grasson Sanches e o Sr. José Aparecido Teixeira que emocionados misturaram lágrimas entre aplausos, homenagens, procissão, queima de fogos e orvalho da manhã. Soprava ali um forte vento, um sopro do Espirito!

A noite passou, o dia amanheceu e nós sentimos que estávamos cheios de graça e fé, confiança e força, liderança e partilha, sustento e objetividade, espiritualidade e flexibilidade, uma sensibilidade suave e forte. Muitos gestos de ajuda e cuidado, sabedoria. Deus e a Senhora Sua Mãe, bateram na porta de nossa vida, nos chamaram e disseram: “Você é capaz de ir! Quanto mais alto o seu objetivo, mais forte o seu ser homem, o seu ser mulher, inspirados numa realidade divina!” A Caminhada nos levou a uma realidade muito próxima ao chão e ao céu. Uma experiência física, afetiva, espiritual, cósmica e caseira. Uma certeza nos trouxe de volta: felicidade é buscar Deus pelos caminhos da vida! A Mãe de Deus nos motivou muito os passos. É muito bom ter Pai e Mãe na Fé, porque Família Verdadeira é aquela que nos ajuda a atingir o Espiritual. Foi muito bom ter ido lá! Para o próximo ano, quem foi vai voltar e trazer mais caminhantes, quem não foi, venha caminhar conosco! Vai ser no dia 10 de Março de 2018, a 23º  Caminhada Bragança-Pedra Bela! Imperdível!

Frei Vitório Mazzuco OFM

Núcleo de Pastoral Universitária