Professora recebe prêmio Congresso de Secretários Municipais de Saúde

24/03/2017
Professora recebe prêmio Congresso de Secretários Municipais de Saúde
 De 22 a 24 de março de 2017, a cidade de Santos recebeu o 31º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (COSEMS/SP), a 14ºMostra de Experiências Exitosas dos Municípios e o 7º Prêmio David Capistrano. Os eventos são reconhecidos como um dos mais importantes fóruns de debates sobre saúde pública em nosso país. Neste ano o tema central foi “Democracia: Em Defesa do SUS, Nenhum Direito a Menos”.

A professora Lisamara Dias de Oliveira Negrini, que atua em vários cursos de saúde da Universidade São Francisco (USF) recebeu o e David Capistrano, pela Experiência do Município de Bragança Paulista como coordenadora de um COAPES regional.
O Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (COAPES) está previsto na Lei do Programa Mais Médicos e tem como objetivo aprimorar a relação entre as universidades e os gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) dos municípios, promovendo melhores condições de inserção dos estudantes nos serviços de saúde.

Em 2016 a USF assinou o contrato com Instituições de Ensino Superior, Ensino Técnico e Secretarias Municipais de Saúde da região de Bragança Paulista. Desde então, tem sido realizado parcerias entre os municípios, a Universidade também sedia seminários e encontros com representantes de diversas áreas da saúde. A USF tem contribuído para promover melhores condições de inserção dos estudantes dos cursos da saúde na rede pública dos cinco municípios pactuados, assim como propicia oportunidades de formação e desenvolvimento aos trabalhadores e gestores da rede SUS, fomentando a qualificação da assistência, da gestão, do ensino e do controle social na saúde.