Aluna de Medicina é uma das selecionadas em Concurso de Iniciação Científica do CREMESP

22/05/2017
 A aluna do Curso de Medicina da Universidade São Francisco (USF), Marjorie Piedade, conquistou a aprovação no Concurso de Bolsa de Iniciação Científica em Bioética do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP), com a pesquisa intitulada "Prática médica e dilemas éticos na utilização de sedação paliativa", orientada pela professora Denise Gonçalves Priolli.

A bolsa tem validade de 10 meses e a oportunidade surgiu quando a estudante demonstrou-se interessada pelo tema de Cuidados Paliativos, nas discussões feitas em sala de aula com as docentes da disciplina, Fernanda Priviero, Patricia Carvalho e a própria orientadora, Denise Priolli. Com a divulgação sobre a bolsa de Iniciação Cientifica em temas ligados a Ética e Bioética surgiu a oportunidade de desenvolver o projeto que foi submetido ao Cremesp.

A professora Denise destaca a importância da aluna estudar o tema, que ainda é pouco abordado no Brasil. “Diante da escassez de artigos brasileiros publicados na área de Sedação Paliativa e a complexidade do tema, dados referentes à utilização desta prática por equipes de saúde em pesquisas que avaliem o conhecimento e a percepção médica sobre essa prática, bem como as principais motivações para sua utilização são fundamentais. Contribuir no esforço de preencher as lacunas da literatura à respeito de um tema que é tão polêmico e de promover a reflexão crítica sobre o uso de sedação do paciente elegível para cuidados paliativos justificam o interesse e a aplicabilidade da pesquisa que será executada”, explicou a docente.