Alunos de Arquitetura e Urbanismo de Campinas participaram de Mostra no Lar dos Velhinhos

01/05/2017
 O Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade São Francisco (USF), Campus Campinas (Unidade Swift) participou do lançamento da 1ª edição da Mostra+Sustentável 2017, que promoverá a reforma e readequação de um dos mais antigos pavilhões do Lar dos Velhinhos de Campinas. Participaram do evento o diretor do Campus Campinas, professor Fernando Gentile e as alunas que estão participando do projeto Gisele Stocco e Luciana Botelho, ambas do 3º semestre, além de arquitetos que participarão da Mostra e a direção do Lar dos Velhinhos. A Mostra+Sustentável acontecerá entre os dias 7 de setembro e 12 de outubro.

Há quase um ano, por meio do Escritório Modelo A4, os alunos têm participado da elaboração da Mostra, desde a realização de medições do local, análise do terreno, setorização dos espaços da Mostra, desenvolvimento das plantas de compatibilidade e plantas finais. As atividades têm sido coordenadas pela professora Renata Ocanha Góes.

Durante a abertura, o diretor do Campus ressaltou a importância da USF, sendo uma Instituição de Ensino Superior Comunitária participar de ações que estimulem atividades de ensino, pesquisa e extensão. “Temos que estimular a extensão a partir do conhecimento adquirido em sala de aula. Devemos ir para a sociedade e promover a transformação. Os alunos e professores ajudam, mas aprendem muito mais. O escritório modelo de Arquitetura personifica esse papel de extensão de olhar para a sociedade”, explicou o professor Gentile.

A Mostra+Sustentável é um evento de arquitetura e decoração com formato inovador, inserido em um contexto mais amplo, formado por manifestações artísticas e opções gastronômicas. Sem fins lucrativos e com caráter colaborativo, o evento beneficiará a instituição com reconhecida atuação social em Campinas ou na região, de modo a atender às suas reais necessidades.

Para os alunos de Arquitetura envolvidos na Mostra tem sido uma oportunidade de colocar em prática todo o conhecimento adquirido em sala de aula. “Tem sido uma experiência única trabalhar em um projeto real, que tem a finalidade de contribuir com o bem-estar dos moradores do Lar dos Velhinhos. É estimulante por ser um projeto social também”, afirmou a aluna Gisele.

Depois da mostra, o prédio abrigará os diferentes setores administrativos que hoje estão descentralizados. A propriedade do Lar dos Velhinhos tem no total 72 mil metros quadrados e data de 1904. São nove pavilhões, quatro deles destinados à moradia dos idosos. O espaço total a ser reestruturado pela Mostra envolve 2.950 metros quadrados – 850 metros quadrados de edificação, 1.500m² de paisagismo e mais 600m² de rua. “Não é apenas um projeto arquitetônico e sim humanitámrio/social também. Além do aprendizado desenvolvemos o lado humano”, contou a aluna Luciana.