Alunos do Curso de Arquitetura de Itatiba visitam cidades históricas de Minas Gerais

15/05/2017
 Os alunos do Curso de Arquitetura e Urbanismo, do Campus Itatiba da Universidade São Francisco (USF), visitaram no mês de maio, as principais cidades históricas de Minas Gerais.

A organização da viagem foi dos professores João Márcio Dias de Souza, Roberto Alves Montenegro Filho e Roberto Pastana Teixeira Lima, disciplinas de Teoria e História da Arquitetura, do Urbanismo e da Arte.

O grupo visitou as cidades de Congonhas, Mariana e Ouro Preto. “As cidades são muito diferentes e, acredito, isso por si só foi de grande valia para os estudantes. Em Congonhas visitamos o complexo do Bom Jesus de Matosinhos, uma aula de barroco. Ao transitar entre os Passos era como se fizéssemos parte da Via Sacra, misturando-nos aos personagens criados pelo Aleijadinho. Depois, recepcionados pelos Profetas. Mais à frente, no interior da Igreja, o grande final, como numa peça teatral, diante da última cena, o crucificado. Isso tudo sem esquecer Caravaggio e Bernini, Mais ainda, a indagação de sempre: como tudo isso no interior do Brasil, em Minas, em pleno final do século XVII?. Mariana, a cidade de plano reticulado, Ouro Preto, a topografia acidentada. Mariana, a tensão entre as fachadas:o templo dedicado São Francisco e o outro a Nossa Senhora do Carmo. Ouro Preto a cidade das surpresas de cada ruela, de cada esquina e, além disso, a lembrança de Argan: os arquitetos não mais representavam o espaço: faziam o espaço. Cada templo uma história carregada de movimento, teatralidade, cenografia. Espaços que se expandem e se contraem, não o espaço interior apenas, mas aquele que o próprio edifício gera, mesmo fora dele. Acredito que os alunos tenham aproveitado bastante, muitos professores para o diálogo, para a troca de ideias, bom tempo para reflexão”, relatou a coordenadora do Curso, professora Glacir T. Fricke.