Campus Bragança Paulista realiza I Jornada de Educação Pedagogia

31/05/2017
Campus Bragança Paulista realiza I Jornada de Educação Pedagogia
 Sob o título “Possibilidade e limites para as questões atuais da educação” a I Jornada de Educação do Curso de Pedagogia da Universidade São Francisco (USF), Campus Bragança Paulista, trouxe entre os dias 22 a 26 de maio vários profissionais e pesquisadores da Educação que com suas experiências e conhecimentos, puderam contribuir e enriquecer a formação dos alunos do curso.

A Jornada de Educação da USF é um evento tradicional na região bragantina, o que atraiu a participação, além dos nossos alunos, profissionais e professores da rede municipal e estadual de educação, do segmento privado de escolas particulares e ex-alunos, trazendo importantes discussões sobre as questões que envolvem, atualmente, o ensino no país, pois os participantes, além de muitos terem sido formados na USF, tem a instituição como referência na região.

Durante a Jornada foram realizados debates, mesa-redondas, minicursos, palestras, rodas de conversas, oficinas pedagógicas, que abordaram diferentes temas, dentre eles, a questão da Inclusão Escolar, tão importante mediante às demandas que as escolas e os segmentos educacionais possuem em seu cotidiano. Foram abordadas temáticas de alfabetização e formação de professores, em que o estágio, faz parte da formação inicial do pedagogo e a sua inserção no mercado de trabalho.

A abertura do evento contou com a participação do Frei Nilo Agostini, Diretor Secretário da Casa Nossa Senhora da Paz e professor do Curso de Pedagogia, e nos brindou com suas palavras e referência a Paulo Freire. Na terça-feira, para a benção do Dia do Pedagogo, comemorado no dia 20 de maio, Frei Vitório Mazzuco, Diretor Vice-Presidente da Casa Nossa Senhora da Paz, também nos presenteou com suas palavras sobre a importância da Educação e a face divina do educar e do educador.

Dentro da programação, tivemos a exposição de trabalhos dos alunos realizadas na disciplina de Leitura e Produção de Textos, abordando temas relacionados às questões de paz, violência escolar, preconceitos, questões étnicos-raciais, inclusão, dentre outros, bem como a exposição de gravuras, desenhos e quadros. Em todas as noites, tivemos apresentações culturais que privilegiaram os talentos de nossos alunos, com apresentações em Libras, dueto de voz e violão, Coral da USF, e Banda de Rock “Four Friends”. Na abertura fomos agraciados pela apresentação de balé clássico da professora de dança Aline e sua aluna Julia Fernanda.

As oficinas pedagógicas também foram importantíssimas para os alunos, pois abordaram a inclusão escolar, bem como o trabalho lúdico com materiais escolares, trazendo ensinamentos importantes para os alunos em formação inicial.

Na última noite, fechamos a Jornada com a mesa-redonda sobre Patrimônio escolar e as sensibilidades no olhar para o ensino patrimonial, o que gerou um profícuo debate entre as participantes, além da presença de Frei Thiago Alexandre Hayakawa, Diretor Presidente da Casa Nossa Senhora da Paz- USF, encerrando e mancando de forma ímpar o retorno na I Jornada de Educação.

A coordenadora do Curso de Pedagogia, professora Renata Bernardo agradece o empenho dos professores do Curso de Pedagogia e aos convidados que trouxeram importantes e inesquecíveis contribuições para a formação dos nossos alunos! Professoras Ana Paula de Freitas, Daniela Anjos, Eleusa Maria Ferreira Leardini, Marcia Aparecida Amador Mascia, Waldemar Milanez,Frei Nilo Agostini, Luzia Bueno, Fátima Guimaraes.

Aos convidados Debora Dainez, Cidinéia Luvison, que trouxeram importantes contribuições para a discussão sobre inclusão escolar, Salomé Dallan, Carolina Camargo de Oliveira, também trataram na noite de terça-feira sobre assuntos relacionados a Libras, dificuldades de aprendizagem, bastante elogiadas pelos alunos. Leza Serpa e Natalia Leme trouxeram oficinas pedagógicas para a noite de quarta-feira, trabalhando de forma lúdica os materiais escolares e também a inclusão escolar. Maria Fernanda, Kátia Gabriela, Mariana, Selene foram as professoras alfabetizadoras que trouxeram as suas experiências para as Rodas de Conversas sobre a Alfabetização. Silvia Caporale e Iris Custódio abrilhantaram a noite de quinta-feira com a discussão sobre os estágios nas licenciaturas. Na mesma noite a profa. Lucianna Magri palestrou sobre a Pedagogia Freinet, João Bueno e Arnaldo Pinto Junior realizaram a mesa de encerramento sobre o patrimônio escolar.

Histórico de Notícias