Alunos do Curso de Engenharia de Produção de Itatiba apresentam trabalhos em Mostra de Banners

01/06/2017
Alunos do Curso de Engenharia de Produção de Itatiba apresentam  trabalhos em Mostra de Banners
 Na noite do dia 23 de maio, alunos do 5° e 7° semestre do curso de Engenharia de Produção, Campus Itatiba, apresentaram seus trabalhos no formato de banners na “3ª Mostra de Trabalhos Autônomos do Curso de Engenharia de Produção - O Engenheiro de Produção resolvendo problemas”.
A proposta, lançada, no início do semestre, consistia em os alunos responderem aos seguintes questionamentos:

- alunos do 5° semestre, na Disciplina de Fenômenos de Transporte: As Tubulações influenciam no comportamento do escoamento de fluidos?
- alunos do 7° semestre, na Disciplina de Custos Industrias: Como fazer redução de custos na prática?

O desenvolvimento dos projetos, caraterização como metodologias ativas de ensino, foi realizado de acordo com a aprendizagem baseada em projetos, do inglês Project Based Learning (PrjBL), que é um método de ensino em que os alunos ganham conhecimentos e habilidades, trabalhando por um período de tempo para investigar e responder a uma questão, problema ou desafio. Além disso, pode promover as relações interpessoais entre os alunos, estimular a criatividade e a busca por novos conhecimentos a partir da pesquisa e fomentar a busca pela aplicação prática dos conceitos apresentados durante a disciplina.

Segundo a professora Roberta Martins da Costa Bianchi, idealizadora do evento, "Os trabalhos apresentados no evento foram excelentes, demonstrando que a interatividade entre os alunos de cada equipe foi um dos pontos importantes, pois trabalharam de forma efetiva para o sucesso das apresentações. Em nenhuma empresa o profissional trabalha de maneira individual, dessa forma, cada integrante do grupo tem o seu valor."

"Os trabalhos apresentados pelos alunos do 5° semestre, no formato de banners e protótipos, mostraram a resolução do problema de forma prática, experimental e com uso de modelos matemáticos. Eles foram verdadeiros cientistas na montagem dos experimentos e no tratamento dos dados obtidos, o que caracteriza uma prática importante que é realizado diariamente na vida profissional de um engenheiro de produção ", relata a coordenadora do curso, Professora Elaine Marques.

Os trabalhos apresentados pelos alunos do 7° semestre, idealizados pelo professor José Roberto Quaglia, mostraram a atuação que os alunos do curso possuem com as empresas da região através de projetos que visaram a redução de custos utilizando várias ferramentas de gestão (como PDCA, cronoanálise, melhoria de processo, etc) que os alunos adquirem em outras disciplinas ou mesmos nas próprias empresas em que atuam. Para o professor, os trabalhos apresentados foram muito bons.

O professor Fábio Hitoshi Masunaga resumiu sua participação como avaliador dos trabalhos como: "Excelente experiência, resumiria minha participação como avaliador da 3ª Mostra de Trabalhos Autônomos. Muitos conceitos foram exigidos nos trabalhos, desde a proposta de resolver problemas, os conceitos envolvidos da engenharia, o banner e a apresentação. Os alunos do curso conseguiram desenvolver bons trabalhos e muitos possuíam dispositivos bem elaborados que certamente fixarão conceitos para o resto da vida."