Professores da USF participam de formação em metodologias ativas

01/06/2017
Professores da USF participam de formação em metodologias ativas
 Os professores Marcelo Bardi e Iara Tescarollo participaram da 4ª Formação de Professores em Metodologias Ativas promovido pelo Consórcio STHEM Brasil, no período de 22 a 26 de maio no UNISAL Lorena. Foram 40 horas de aprendizado em inovação acadêmica. Cerca de 150 docentes de 47 instituições também estiveram presentes.

Métodos inovadores de aprendizagem, experiências e resultados alcançados foram compartilhados por professores dos Estados Unidos, Canadá, México e instituições consorciadas.

Os principais temas abordados foram: Avaliação da Aprendizagem, por Anastassis Kozanitis- Escola Politécnica de Montreal, Canadá; Educação Empreendedora, por Rafaela Bueckmann, do Departamento de Empreendedorismo e Tecnologia de Monterrey; Sala de Aula Invertida e Ensino Hibrido por Gustavo Hoffmann e Ana Valéria S. de A. Reis, da UNA, de Minas Gerais e do UNISAL, Lorena (SP); Desenho de Atividades, Projetos e Disciplinas Interdisciplinares por Jose Oscar Mur-Miranda de Olin College, de Engenharia, Estados Unidos; Como inspirar, engajar e cultivar a nova geração de estudantes em STEM por Lorna Finman, Founder & CEO STEM BusUSA, Diretora Técnica do Projeto NASA.

Os professores Marcelo Bardi e Iara Tescarollo pretendem compartilhar as experiências junto aos docentes da USF através da oferta do Módulo Avançado do Curso de Extensão: Aprendizagem Ativa no Ensino Superior. Esta iniciativa visa estimular a reflexão sobre a prática docente e o processo ensino-aprendizagem instrumentalizando os participantes para o uso de diferentes metodologias. O objetivo é engajar o aluno para que ele seja mais autônomo no desenvolvimento de seu próprio processo de aprendizagem.