Organização dos serviços de Saúde SUS: Níveis de Complexidade de Atenção à Saúde.

07/06/2017
No dia 31/05/2017, os alunos do 1º Semestre noturno, do Curso de Enfermagem da USF, apresentaram a partir da construção de maquetes, o trabalho ORGANIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE SUS: NÍVEIS DE COMPLEXIDADE DE ATENÇÃO À SAÚDE, cujo objetivo principal foi demonstrar o conhecimento dos alunos no que tange a organização hierárquica do Sistema Único de Saúde, a partir da organização dos Serviços de Saúde SUS nos municípios da região de Bragança e Sul de Minas.

Divididos em grupos os alunos foram orientados a consultar o SCNES (Sistema de Cadastros Nacional de Estabelecimentos de Saúde) e identificar a composição da Rede SUS do município de escolha. A partir deste diagnóstico cada grupo deveria construir sua maquete, demonstrando a organização dos serviços de acordo com a complexidade de atenção: Básica, Média e Alta e o quanto àquela estrutura possibilita ofertar ao usuário do SUS atendimento Universal, Integral e Equânime - Princípios Doutrinários do SUS. Criatividade e sustentabilidade foram critérios de avaliação, além da capacidade de demonstração e interpretação do grupo, quanto ao diagnóstico do município por eles trabalhados.

A apresentação das maquetes se deu no saguão do Prédio III e a dinâmica utilizada foi de dividir o grupo em 02, de modo que uma parte da equipe visitasse os demais trabalhos e a outra apresentasse, invertendo-se os papeis na segunda parte da atividade.

Avalio que a experiência foi bastante proveitosa, possibilitando aplicar de modo dinâmico e ativo as competências desenvolvidas durante o semestre, assim como, a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, oratória e argumentação.