Parceria exitosa do Curso de Medicina com Diretoria Estadual de Ensino: Projeto Promovendo a Saúde e o Meio Ambiente

13/06/2017
A disciplina Prática Médica e Sociedade II desenvolveu com os alunos do 2º semestre do Curso de Medicina ações de Educação em Saúde com diferentes populações da área de Educação, aplicando metodologias ativas e estratégias interativas adequadas aos diferentes interesses e faixas etárias.

O projeto, elaborado e aplicado durante o primeiro semestre de 2017, foi uma construção intersetorial e participativa entre a disciplina (professoras Beatriz Verri e Estela Gianesella e seus alunos) e as coordenadoras da Diretoria Regional de Ensino de Bragança Paulista, profas. Marceline, Maria Tereza e Luciana.

Diversas populações-alvo foram trabalhadas com temas e estratégias diferenciados. Foram elas: os alunos de quatro escolas de ensino fundamental II prioritárias, professores mediadores escola-comunidade, alunos dos grêmios escolares, componentes das Brigadas contra o Aedes e os trabalhadores da Diretoria de Ensino.

Foram abordadas temáticas de Saúde Ambiental e de Promoção da Saúde de interesse mútuo dos estudantes de Medicina e da Diretoria de Ensino. O propósito transversal desse projeto foi o desenvolvimento de competências humanísticas e em Comunicação em Saúde nos estudantes de Medicina, buscando gerar um profissional apto para o seu papel como educador para a promoção da saúde do coletivo e do seu meio.

O projeto se originou da experiência das duas docentes de Medicina em promover a saúde entre pares adolescentes, ou seja, os seus alunos iniciantes de Medicina e os alunos de duas escolas estaduais (escolas "Profa. Maria José Moraes Salles" e "Prof. Paulo Silva"), que vinham abrindo suas portas todo semestre. O desafio deste ano foi ampliar o escopo de temáticas, de estratégias e de sujeitos.

Os resultados do Projeto "Promovendo a Saúde e o Meio Ambiente" foram relevantes para todos os envolvidos, como mostraram as escolas que requereram o retorno da ação no próximo semestre. Quanto aos futuros médicos, além dos conteúdos específicos das suas temáticas, conheceram as dificuldades dos adolescentes e dos professores de escolas públicas e desenvolveram na alteridade o respeito às experiências e ao saber do outro.