USF investe em ações que propiciam a inovação acadêmica

14/06/2017
USF investe em ações que propiciam a inovação acadêmica
Entre os meses de maio e  junho, alunos dos três campi da Universidade São Francisco (USF) promovem mostras de trabalhos, feiras, desafios, plenárias e audiências simuladas, marcando o encerramento do semestre. As atividades são realizadas com base nas competências desenvolvidas em sala de aula.

As mostras de trabalho visam despertar as vocações científicas e tecnológicas dos alunos e fazem parte do Projeto Integrador. Esse projeto, incentivado pela Pró-Reitoria de Ensino, Pesquisa e Extensão (PROEPE), tem por intenção promover a produção do conhecimento a partir da integração entre conteúdos de diferentes disciplinas de um mesmo curso e, ainda, a integração de cursos distintos, promovendo a necessária inter-relação com outras áreas do conhecimento, que são interligadas na prática cotidiana.

Estruturas de Palitos de Madeira

Além das mostras, os alunos do curso de Engenharia Civil do Campus Bragança Paulista promoveram também o “Desafio de Estruturas de Palitos de Madeira”, com o tema “Conhecendo detalhes de grandes Obras de Engenharia”. O evento foi organizado em conjunto com o Diretório Acadêmico das Engenharias e teve a grande final disputada no Shopping Bragança Garden, com direito a premiação.

Feira Gastronômica Orgânica

A Feira de Orgânicos Junina no Campus Campinas (Unidade Cambuí) faz parte da disciplina “Vivências Gastronômicas”, que tem como objetivo estimular a responsabilidade ambiental na formação dos futuros chefs de cozinha. Divididos em grupos, os alunos apresentaram cardápios de receitas produzidas com alimentos orgânicos, sem agrotóxicos e que não estimulem o desperdício. As receitas foram avaliadas por convidados, formados por autoridades locais, proprietários de estabelecimentos gastronômicos e membros da imprensa.

Plenárias e Audiências Simuladas

Outro exemplo de trabalho integrado que propícia a troca de experiências entre alunos e profissionais da área são as Plenárias e Audiências Simuladas. Esses eventos abordam temas atuais e contam com a presença de juízes e profissionais renomados.

“Como um bom profissional precisa propor soluções e tomar decisões que às vezes vão além das questões técnicas, a USF incentiva ações que possibilitem ao aluno a aplicação prática do conhecimento adquirido em sala de aula, bem como, o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades generalistas, reforçando o seu aprendizado e buscando a formação integral”, explica a Pró-Reitora de Ensino, Pesquisa e Extensão (PROEPE), Profa. Iara Andrea Alvares Fernandes.

Histórico de Notícias