Cursos de Farmácia promovem Plenária Simulada em Campinas e Bragança Paulista

06/06/2017
Cursos de Farmácia promovem Plenária Simulada em Campinas e Bragança Paulista
O Curso de Farmácia dos Campi Campinas (Unidade Swift) e Bragança Paulista promoveu, no mês de maio, a Plenária Simulada Farmacêutica. Com o tema: “Despertar a ética profissional através da simulação da realidade: Uma parceria do Curso de Farmácia da USF e do Conselho Regional de Farmácia (CRF-SP)”, o objetivo do evento foi estudar os conteúdos necessários para o entendimento dos processos legais (profissional, sanitário e civil) e administrativos envolvidos na profissão farmacêutica, abordando o ciclo da assistência farmacêutica com foco na atenção à saúde, incentivando os alunos para a prática farmacêutica ética e comprometida, bem como despertando a veia humanitária deste novo profissional. As atividades foram realizadas no dia 24 em Bragança Paulista e no dia 29 em Campinas.

A plenária visa proporcionar ao acadêmico do Curso de Farmácia da USF o conhecimento das principais razões que ocasionam a abertura de um processo ético disciplinar a desfavor do profissional farmacêutico e acompanhar todo rito processual, sendo possível ao acadêmico visualizar a gravidade e consequências envolvidas em uma falta ética.

Durante a atividade, os alunos do 9º semestre desenvolveram uma simulação de situação de infração do código de ética do profissional farmacêutico. A Plenária discute todas as etapas envolvidas na instauração do processo ético e, em seguida, simula a etapa da plenária, quando, de fato, ocorre o julgamento do profissional na presença dos membros participantes da comissão ética. Através de representação cênica, os alunos pesquisam, avaliam, informam e emitem juízo de valor a respeito de processos éticos disciplinares.