Curso de Pedagogia do Campus Bragança Paulista encerra semestre com série de atividades

28/06/2017
 A Universidade São Francisco (USF) promoveu no dia 05 de junho a I Mostra de Trabalhos Interdisciplinares do Curso de Pedagogia, no Campus Bragança Paulista com o tema: “Portfólio de aprendizagem no curso de Pedagogia: uma prática em construção”, na Sala Web do Campus.

A mostra teve como objetivo apresentar os portfólios de aprendizagem produzidos por alunos do 1º e 3º semestre do Curso de Pedagogia, nas disciplinas ministradas pelas professoras Daniela Dias dos Anjos e Ana Paula de Freitas (Teoria e Prática da Alfabetização e Psicologia da Desenvolvimento, além de propiciar aos alunos momento de formação por meio do compartilhamento de práticas realizadas. O evento tratou de uma prática recente e demanda acompanhamento e discussões para a compreensão das possibilidades efetivas desse trabalho no curso.

Em junho, alunos do 1º semestre produziram pequenos vídeos para a disciplina Escola e Contexto, em que os grupos puderam escolher temas relacionados à vida universitária, no sentido de conhecer o contexto dos alunos que iniciaram os estudos, bem como aqueles que estão concluindo. Assim, a partir da escolha dos temas, que culminaram em diferentes focos como "A vida do estudante trabalhador"; "Como administrar o tempo para estudar"; "Sou mãe e voltei a estudar"; dentre outros temas, entrevistando estudantes de diversos cursos da Universidade São Francisco, promovendo interação, conhecimento e uma riquíssima troca de experiência.

Ao final do semestre também foi realizado o encerramento do programa feito em parceria com o Serviço Assistencial de Acolhimento Institucional (SAMA), que promove qualidade de vida para crianças e adolescentes. Os alunos do Curso de Pedagogia envolvidos neste projeto desenvolveram diversas atividades escolares para o desenvolvimento das crianças, acompanhando as tarefas que traziam das escolas. Planejaram, elaboraram e trabalharam com as crianças e adolescentes jogos, atividades lúdicas, de língua portuguesa, matemática, redação, as quais tiveram como objetivo o desenvolvimento das crianças na perspectiva da leitura, escrita e pensamento lógico-matemático, além do processo de humanização promovido através da arte e ludicidade.