Curso de Medicina realiza avaliação e promoção da saúde de idosos

29/06/2017
Curso de Medicina realiza avaliação e promoção da saúde de idosos
 Os alunos do 6º semestre do Curso de Medicina da Universidade São Francisco (USF) desenvolveram para a disciplina Prática Médica e Sociedade 6 (PMS 6), do campo da Saúde Coletiva, ações de Avaliação e Promoção da Saúde dos Idosos cadastrados na ESF São Francisco, unidade de saúde-escola no Conjunto Habitacional “Marcelo Stefani”, Jardim Águas Claras.

O projeto foi desenvolvido durante o primeiro semestre de 2017, e foi uma construção colaborativa e participativa entre a disciplina (professoras Estela Gianesella, Beatriz Verri e seus alunos) e a equipe da ESF São Francisco (enfermeira Giuliana e os médicos de família Vitor Piquera e Kleber).

Acompanhados pelos agentes comunitários de saúde, cada grupo de alunos realizou duas visitas domiciliares a cada idoso designado como de risco pela equipe da unidade. O Registro Clínico Orientado por Problemas (RCOP) foi aplicado para orientar as visitas. O RCOP é um instrumento da Estratégia de Saúde da Família que permite avaliar aspectos clínicos, psicológicos e sociais da pessoa sob cuidado. Em discussão com a equipe na unidade, os alunos iniciaram a construção e o encaminhamento das propostas de gestão do processo clínico individual e familiar para cada idoso visitado. Posteriormente, em sala de aula ocorreu a discussão e passagem dos casos para a equipe da ESF visando a continuidade da condução pela unidade de saúde.

Em nova ação conjunta, os alunos da disciplina realizaram um dia de Campanha de Avaliação dos Idosos na ESF São Francisco, aplicando outro instrumento de Avaliação Breve nos idosos que acorreram à unidade, bem como em outros idosos de risco, estes através de novas visitas domiciliares. Todas as avaliações da campanha foram anexadas aos prontuários e entregues à equipe da unidade.

Como fechamento do módulo, foi aplicada a metodologia ativa do teatro pedagógico através da qual os alunos protagonizaram uma sessão de Terapia Comunitária com Idosos, que é uma estratégia de promoção da saúde mental na atenção básica através da troca de experiência e vivências entre os idosos a fim de nutrir a sua autonomia, aprender a partilha na comunidade e prevenir transtornos mentais.

Os resultados do projeto desenvolvido foram relevantes para todos os envolvidos. Além de apreender os conteúdos e aplicar os instrumentos relativos à avaliação e promoção da saúde do idoso, os alunos contribuíram para promover o cuidado com a saúde dessas pessoas e conheceram as dificuldades dos idosos e da equipe de uma unidade da Estratégia de Saúde da Família, desenvolvendo o respeito às experiências de ambos.