Alunos da USF ingressam em universidade alemã para dupla diplomação

30/06/2017
Alunos da USF ingressam em universidade alemã para dupla diplomação
 Desde 2012 a USF mantém um acordo de cooperação com a Universidade de Ciências Aplicadas de Münster (Fachhochschule Münster), Alemanha, com a oferta da Dupla Diplomação para o curso de Administração. Por meio desse convênio, os alunos do curso de Administração da USF cursam os 6 primeiros semestres no Brasil e concluem seus estudos na Alemanha com duração de mais 3 semestres, incluindo um período de Estágio que pode ser feito na Alemanha ou em outro país da Europa, Ásia ou América do Norte. Da mesma forma, alunos alemães podem concluir seus estudos na USF, em um de seus 3 campi (Bragança Paulista, Campinas e Itatiba). Desde o início do convênio, a USF recebeu alguns estudantes da Fachhochschule Münster, mas não tinha ainda enviado alunos brasileiros especificamente para o programa de Dupla Diplomação em Administração. A partir do 2º semestre deste ano, a USF terá seus dois primeiros estudantes do curso de Administração participando desse programa único e altamente qualificado. Os estudantes Dajoni Batista do Prado Neto e João Pedro Martins da Silva, ambos da unidade Cambuí do Campus Campinas, acabam de receber a carta de aceite da Fachhochschule Münster, após atenderem todos os requisitos exigidos pelo Programa, inclusive o quesito de proficiência em língua alemã. Nos próximos três semestres letivos, Dajoni e João Pedro viverão na cidade de Münster, no noroeste da Alemanha, e cursarão disciplinas de Administração ministradas em alemão. Ambos ressaltam a imensa satisfação em participar de um programa como esse, altamente exigente e, por isso mesmo, desafiador. “Estou com uma expectativa alta e otimista com essa nova etapa dentro da Universidade. Eu creio que a Alemanha pode promover muito conhecimento, trazer muita bagagem para o meu currículo, não só profissionalmente, mas pessoalmente também”, afirma o aluno Dajoni. O aluno João Pedro, por sua vez, destaca que “A expectativa com essa viagem é que meu currículo seja um diferencial no mercado de trabalho. O fato de ser gratuito e no final de um ano, ainda prestarmos seis meses de estágio em uma multinacional alemã é uma oportunidade. É uma experiência de vida essa dupla diplomação”, explicou.

A coordenadora do Núcleo de Relações Internacionais, Profa. Cristiane Ferraz e Silva Suarez, destaca a importância do intercâmbio entre as duas universidade.“Trata-se de uma oportunidade ímpar, que pouquíssimas universidades brasileiras podem ofertar”, complementa a Profa. Cristiane. Em agosto, a USF recebe uma aluna da Universidade de Münster para realizar a dupa diplomação em Administração, no Campus Campinas.

O Prof. Carlos Pizzolatto, diretor do Campus Itatiba e assessor do NRI, avisa que em breve serão abertas novas vagas para 2018: “Publicaremos um Edital de inscrição no final de 2017 para as vagas ao período 2018-2019. Os alunos do curso de Administração que tiverem interesse devem ficar atentos à exigência de proficiência em alemão ou inglês, além, é claro, da importância de apresentarem um ótimo desempenho acadêmico no curso de Administração”.

Para o coordenador do Curso de Administração, professor Ricardo Dourado, a possibilidade dos alunos estudarem no exterior permite a ampliação da visão profissional. “O programa de Dupla Diplomação traz como principal benefício, uma visão internacional da profissão. Esta condição hoje é essencial para o desenvolvimento da carreira profissional, uma vez que os ambientes empresariais buscam profissionais protagonistas de suas carreiras, e que possuem características de superação diante dos desafios propostos”, explicou o coordenador.

Histórico de Notícias