Curso de Medicina da USF é reconhecido nos Estados Unidos

26/07/2017
Curso de Medicina da USF é reconhecido nos Estados Unidos
O Curso de Medicina da Universidade São Francisco (USF) conquistou o Medical Board da Califórnia, reconhecimento americano para que alunos formados pelo Curso de Ciências Médicas da USF sejam habilitados a solicitar reconhecimento do diploma de médico, o que também possibilita continuar seus estudos, fazendo o que se conhece no Brasil como residência médica, na Califórnia.

Para o Curso conquistar o reconhecimento foram analisados uma série de itens como infraestrutura, corpo docente, currículo, atividades práticas, convênios, laboratórios, hospitais, programa, conteúdo, provas e atividades práticas entre outros critérios que demonstram a alta qualidade do curso de Medicina equivalente aos cursos ministrados no estado americano. No Brasil, entre as mais de 400 escolas médicas, apenas 67 possuem o reconhecimento do Medical Board da Califórnia, sendo o grupo de Instituições de ensino brasileiras formado principalmente por universidades federais. A única escola médica na região Bragantina reconhecida é o curso ministrado pela USF, o que traz ainda maior valor ao potencial formador de médicos de qualidade na região.

Para se ter ideia do grau de dificuldade para obtenção deste reconhecimento, pode-se citar que no estado da Califórnia encontra-se um dos principais cursos de Medicina, a renomada Universidade da Califórnia (UCLA), em Los Angeles, que já teve inúmeros egressos de destaque em suas áreas de atuação, conquistando reconhecimentos internacionais, entre eles o Prêmio Nobel.

O Curso de Medicina da USF também foi um dos destaques Nacionais em 2017, na Avaliação Nacional Seriada dos Estudantes de Medicina (ANASEM), o qual avalia os estudantes de graduação em Medicina em sua progressão. O Curso de Ciências Médicas da USF conquistou nota acima da média nacional, estadual e também da região sudeste, onde se localizam as principais escolas de medicina do Brasil, atestando mais uma vez seu reconhecimento, agora Internacional. “A organização curricular do Curso de Medicina da USF alinhada aos conteúdos programáticos ministrados globalmente, desenvolvidos em infraestrutura adequada e conduzida por um corpo docente comprometido com a excelência do processo ensino aprendizagem, permitiram a importante conquista do reconhecimento internacional no Medical Board of Califórnia, ampliando as oportunidades de educação permanente de nossos egressos”, afirmou a diretora do Campus Bragança Paulista, professora Márcia Aparecida Antônio.

Interessados poderão obter informações sobre o Medical Board podem acessar o site da Ca.gov ou no Núcleo de Relações Internacionais (NRI) da USF. Email: nri-usf@usf.edu.br