Alunos do Ensino Médio de Bragança ingressam em projeto de Iniciação Científica Júnior da USF

25/08/2017
 O Campus Bragança Paulista da Universidade São Francisco (USF) recebeu no dia 18 de agosto, alunos do ensino médio da Escola Estadual Doutor Fernando Amos Siriani para iniciar as atividades o do Programa de Iniciação Cientifica, Tecnológica e de Extensão (PICITExt), modalidade Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica no Ensino Médio. Pela primeira vez, a USF oferta a possibilidade da participação de alunos do ensino médio em atividades de pesquisa científica, orientadas por pesquisadores da Instituição.

Foram concedidas 10 bolsas de Iniciação Científica para alunos da Escola Estadual Fernando Amos Siriani, sendo 05 bolsas vinculadas ao PIBIC-EM (CNPq) e 05 bolsas vinculadas ao PROBAICITExt-EM (USF). Participaram do encontro a Coordenadora do Núcleo de Pesquisa Acadêmica (NPA), professora Iara Lúcia Tescarollo, o Coordenador do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde, professor Marcelo Lima Ribeiro, o assessor da Pró-Reitora de Ensino, Pesquisa e Extensão, professor Marcelo Augusto Gonçalves Bardi, docentes da USF, alunos da graduação, docentes da escola estadual e os alunos contemplados com as bolsas.

O programa tem por objetivo despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes do ensino fundamental, médio e profissional da Rede Pública, mediante sua participação em atividades de pesquisa científica ou tecnológica. “Os alunos contemplados com bolsas de Iniciação Científica irão desenvolver pesquisas em diversas áreas e contarão com a orientação de professores do Programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde. Queremos que os alunos passem por essa experiência e tenham uma visão mais ampla do que podem fazer no futuro. Os alunos da USF também ganham por poder manter contato com os alunos de uma realidade diferente e para a USF é um grande passo na perspectiva da promoção da ciência, da pesquisa e da inserção de jovens no universo científico”, afirmou a professora Iara Lúcia Tescarollo.

Para o professor Marcelo Augusto Gonçalves Bardi, é fundamental que os jovens tenham contato com a pesquisa desde cedo. "O processo de iniciação científica é algo que deve acontecer cada vez mais cedo entre os jovens brasileiros, pois é a partir dela que se podem dar avanços significativos ao progresso e desenvolvimento regional. Ademais, oferecer oportunidade de viver a prática científica num núcleo de pesquisa universitário é mostrar que o conhecimento se constrói gradualmente e de maneira colaborativa entre diferentes atores", declarou o professor.

De acordo com a coordenadora pedagógica da Escola, professora Elisandra Aparecida Gomes da Silva, o projeto de pesquisa é uma oportunidade para ampliar a visão de oportunidade dos alunos. “A parceria contribui para ampliar a visão deles de mundo. Muitos nem pensavam em fazer uma graduação. Os alunos selecionados se tornam multiplicadores de conhecimento com os outros alunos da escola que também passam a ter o interesse em participar do projeto”,

Para uma das alunas participantes, o projeto trará novos conhecimentos e oportunidade. “Pesquisei os trabalhos de iniciação científica da USF e acredito que a experiência será muito proveitosa para meu futuro”, contou a aluna do 3º ano do Ensino Médio, Stephanie de Souza Loli. Após a cerimônia de boas-vindas os alunos conheceram os laboratórios onde realizarão as pesquisas.