Aluno de Itatiba desenvolve projeto sobre reaproveitamento de resíduos eletrônicos

04/09/2017
 O aluno do Curso de Engenharia da Computação, Lucas Zorzi, do Campus Itatiba, está desenvolvendo o projeto de pesquisa “Reaproveitamento de dispositivos computacionais com vistas à sustentabilidade na área de tecnologia da informação”, que tem como proposta o reaproveitamento de dispositivos computacionais com vistas à sustentabilidade na área de tecnologia da informação.

Inicialmente, está sendo traçado um panorama de produção de lixo eletrônico na região de Itatiba, sendo assim, possível definir metodologias de reutilização de elementos eletrônicos antes tidos como obsoletos. Pretende-se, como alternativas, propor a inserção como auxílio em processamento colaborativo, na chamada computação em nuvem, na criação de um Repositório OnLine de Lixo Eletrônico, bem como na criação de novos objetos eletrônicos baseados nos componentes individuais de equipamentos que não mais possuem condições de reaproveitamento como um todo.
Com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e com orientação do professor Marcelo Bardi, o aluno analisou o crescimento na evolução tecnológica dos mais diversos dispositivos eletrônicos e sua difusão, além do baixo tempo de vida associado a esses equipamentos, a geração de lixo eletrônico é uma preocupação mundial devido ao grande impacto ambiental causado pelo seu descarte inadequado.
Durante a pesquisa foi desenvolvido um site especifico para a divulgação do projeto e uma pesquisa está contida nele por meio de um formulário online onde os entrevistados podem preenche-lo facilmente.

CLIQUE AQUI para conhecer o projeto e preencher o formulário de pesquisa.