Unidade Escola de Bragança Paulista comemora um ano de atendimento

05/09/2017
Unidade Escola de Bragança Paulista comemora um ano de atendimento
A primeira Unidade - Escola da Estratégia Saúde da Família (ESF), denominada “São Francisco de Assis”, completa nesta terça-feira, dia 5 de setembro, um ano de atendimento à comunidade de Bragança Paulista. A ESF é um projeto desenvolvido pela Universidade São Francisco (USF) em parceria com a prefeitura do município por meio dos Contratos Organizativos de Ação Pública Ensino-Saúde (COAPES).

A unidade conta com uma equipe multiprofissional e multidisciplinar composta por 12 professores e 60 alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Odontologia, Farmácia, Fisioterapia e Biomedicina, além de uma equipe técnica formada por agentes comunitários de saúde, técnicos de enfermagem e administrativos da prefeitura, que atendem moradores dos Conjuntos Habitacionais Nicola Cortez, Dr. Tartari, Padre Zecchin e Marcelo Stefani.

“Os alunos têm contato direto com o Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento básico à comunidade, aprendendo a trabalhar de forma integrada com todos os profissionais da saúde, o que possibilita um grande aprendizado profissional e humano, compreendendo o reflexo desse importante trabalho para a sociedade na prática”, observa o coordenador do curso de Biomedicina, Professor Rafael Martins de Oliveira, que participa do projeto.

A ESF tem capacidade para atender cerca de 8 mil habitantes cadastrados e oferece atendimento das 8h às 17h de segunda a sexta-feira.

Painel Comemorativo

A solenidade em comemoração de um ano das atividades da ESF será realizada no dia 18/09, às 20h, no Salão Nobre do Campus Bragança Paulista, durante a V Jornada do Curso de Biomedicina da USF, quando será apresentado o painel "Unidade de Saúde Escola de Estratégia Saúde da Família: o Primeiro Ano", com a participação dos gestores das instituições envolvidas, além de docentes, alunos e profissionais que atuam neste cenário de prática.