handtalk

Notícias

Compartilhe:
link copiado
< Voltar

Professora da USF participa de Conferência sobre saúde urbana

23/10/2017
Compartilhe:
Professora da USF participa de Conferência sobre saúde urbana
 A professora do Curso de Engenharia Civil da Universidade São Francisco (USF), Candida Maria Costa Baptista, participou da Conferência para a Saúde Urbana, em Coimbra, Portugal, no mês de outubro.
A docente pode compartilhar com os participantes do evento os trabalhos de pesquisa realizados na USF que vão de encontro aos objetivos da saúde urbana uma vez que a mobilidade urbana com acessibilidade e sustentabilidade que é a linha mestra dos planos de mobilidade urbana desenvolvidos vai de encontro aos objetivos buscados pela nova agenda urbana proposta na conferência.

A professora teve acesso às tendências para o Planejamento Urbano considerando a mobilidade urbana como fator primordial para a saúde da população dentro de um desenvolvimento sustentável direcionando para um novo projeto chamado “Cidades Saudáveis”.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) faz as seguintes propostas para cidades saudáveis:

- Investir em ambientes promotores de apoio e cuidados que promovem a inclusão social e a literacia em saúde dos cidadãos, preocupando-se em dar resposta às suas necessidades e expectativas. Procuram ainda apoiar o desenvolvimento de serviços sociais e de saúde de resposta rápida, para além de políticas que dão ênfase à participação e empoderamento das suas crianças e idosos.

- Promover uma vida saudável, através do aumento das condições e oportunidades que apoiam estilos de vida saudáveis, atuando sobre políticas promotoras de ambientes sem fumo e planos de prevenção do consumo de álcool e de drogas, o fortalecimento dos sistemas de saúde locais e as redes de parceria na prevenção de doenças não transmissíveis, a promoção de atividade física e alimentação saudável, o desenvolvimento de espaços e ambientes saudáveis.

- Promoção de ambientes saudáveis e design, integrando considerações sobre a saúde nos processos, programas e projetos de planeamento urbano saudável, apoiando e promovendo a saúde, o bem-estar, a segurança, a interação social, a mobilidade e acessibilidade de todos os cidadãos. Além disso, as implicações e o impacto para a saúde pública das alterações climáticas será fator prioritário.


Galeria de fotos