handtalk

Notícias

Compartilhe:
link copiado
< Voltar

Alunos da Enfermagem realizam ação de combate a doenças infecciosas e crônicas

14/11/2017
Compartilhe:
Alunos da Enfermagem realizam ação de combate a doenças infecciosas e crônicas
Na noite de 08 de novembro, os alunos da disciplina Programa de Saúde, ministrada no 6º semestre do Curso de Enfermagem realizaram uma ação cujo tema foi: Campanha de Orientação e Prevenção às Doenças Infecciosas e Crônicas de Relevância Coletiva com o intuito de aplicar as competências desenvolvidas na disciplina.

Segundo a profª Lisamara Negrini, a incorporação de métodos para uma aprendizagem ativa e significativa é fundamental para a formação em saúde e a simulação possibilita ao aluno aplicar os temas desenvolvidos na teoria possibilitando o desenvolvimento de competências e habilidades e a efetivação de novos saberes.
A ação aconteceu no Prédio 14, do Campus Bragança Paulista, durante o intervalo no período noturno, quando aproximadamente 100 alunos que estavam no prédio e pararam nos estandes, receberam orientações sobre Diabetes, Hanseníase, Tuberculose, Infecções Sexualmente Transmissíveis e Orientações sobre vacinas para doenças imunopreveníveis na infância e na fase adulta.

Segundo relato de alunos da disciplina, a ação foi extremamente positiva, pois, muitos alunos que passaram nos estandes expostos, desconheciam a existência de algumas doenças nos dias de hoje, como Tuberculose e Hanseníase e muitos procuraram informações sobre a Vacina de Febre Amarela, considerando a epidemia existente na região. Os alunos também relataram que a disseminação do conhecimento e o ato de educar vão além de uma unidade básica de saúde, podendo ser realizado em qualquer local.

A coordenadora do Curso de Enfermagem, professora Débora Assis enfatiza que a educação em saúde é uma ferramenta importante para a promoção da saúde e que dentre as inúmeras atribuições do profissional enfermeiro, estão as ações educativas, e que tais ações contribuem como agentes de mudanças individual e coletiva.