handtalk

Notícias

Compartilhe:
link copiado
< Voltar

Alunos da Medicina promovem projeto em escolas estaduais de Bragança Paulista

24/11/2017
Compartilhe:
Alunos da Medicina promovem projeto em escolas estaduais de Bragança Paulista
 A disciplina Prática Médica e Sociedade II, do 2º semestre do Curso de Medicina da Universidade São Francisco (USF), já há alguns anos tem como sua estratégia de ensino-aprendizagem o desenvolvimento de um projeto de educação em saúde com os adolescentes de escolas estaduais de Bragança Paulista.

Neste semestre, os alunos de Medicina atuaram em seis escolas apontadas pela Diretoria Regional de Ensino, parceira imprescindível do projeto, promovendo a saúde dos adolescentes e o cuidado com o seu meio, interagindo ativamente para sensibilizá-los quanto a temas como sexualidade e gênero, infecções sexualmente transmissíveis, alimentação saudável, atividades físicas, cultura da paz e não preconceitos, bullying, prevenção ao uso de tabaco, álcool e outras drogas, meio ambiente e desequilíbrio ecológico. Alunos dos grêmios escolares e professores mediadores de escola-comunidade também foram sujeitos dessas ações educativas dos alunos de Medicina, já que são multiplicadores em suas respectivas escolas.

Todos aqueles temas são conteúdo das Políticas Nacionais de Educação Popular em Saúde, de Promoção da Saúde e de Saúde Ambiental do Ministério da Saúde, preparando assim os nossos futuros médicos para atuação integral frente à comunidade.

Pelo grande impacto social, já identificado pela Diretoria Regional de Ensino, a disciplina Prática Médica e Sociedade II, ministrada pelas professoras Estela Gianesella e Beatriz Verri, foi constituída como o Projeto de Extensão “Promovendo a Saúde e o Meio Ambiente”.