handtalk

Notícias

Compartilhe:
link copiado
< Voltar

USF promove Concerto de Natal e Abertura de Exposição Internacional de Presépios

11/12/2017
Compartilhe:
USF promove Concerto de Natal e Abertura de Exposição Internacional de Presépios
No dia 05 de Dezembro, às 19h, na Catedral de Bragança Paulista, tivemos o Concerto de Natal dos Meninos Cantores Canarinhos de Petrópolis. O evento foi uma parceria entre a Universidade São Francisco-USF, Secretaria da Cultura e Turismo de Bragança Paulista e Diocese de Bragança. A finalidade foi abrir o Natal na cidade e inaugurar a Exposição Internacional de Presépios que foi montada pela parceria acima citada, na Cripta da Catedral.

O Natal marca o coração humano porque é sempre o despertar de uma consciência espiritual. Há uma multiplicidade de significados do Natal em um mundo de culturas diferentes. O Coral dos Meninos Cantores e os Presépios revelam a Hierofania, isto é, a Manifestação de Deus que tem que ser percebida e celebrada. Nesta época grande parte da humanidade volta-se intensamente para a presença divina. É uma festa luminosa, e a Luz celebra um princípio eterno. O Natal é um pensamento eterno, uma recordação, uma luz diária e permanente que nos desperta para a consciência de um Deus dentro de nós e em meio a nossa vida.

A Exposição de Presépios quer mostrar que a Criação toda representada ali se junta para revelar santidade e humildade para o mundo. Quando a consciência espiritual está traçada dentro de nós uma Estrela nos revela onde está o Menino Deus. Olhar Presépios é mergulhar no infinito de Deus. Visitar Presépios é ser transportado à um glorioso estado de Iluminação Espiritual.

Os Meninos Cantores Canarinhos de Petrópolis nos encantaram com sua voz angelical. Eles foram importantes demais para o Natal da Paz em Bragança. O Concerto dos Canarinhos na Catedral de Bragança foi uma verdadeira Celebração. Um rito de Fraternidade. Uma ação artística, litúrgica e cultural cheia de graça e de amor para com os nossos corações, que certamente se inclinaram diante do Menino Jesus.

O canto dos Canarinhos de Petrópolis é muito importante para a humanidade. Celebra o céu e celebra a terra. Coloca a terra em harmonia com o céu, celebra as relações afetivas que, em graus diferentes nos une ao divino e aos humanos. O canto e a música no Concerto de Natal tão expressivo, expressam a harmonia e a ordem universal. É um canto orante. A harmonia das vozes nos coloca em comunhão com todas as coisas, e põe cada coisa no seu lugar. Todos saímos do Concerto com uma leveza em nossas almas. O canto dos Meninos Cantores vem do céu e padroniza-se em rituais de regência, afinação e competência na terra. O Maestro Marco Aurélio Lischt cria a condução da música para atender o céu e traça ritos para responder a terra. Quando a música e rito de estabelecem, temos o céu e a terra em perfeita ordem. O canto dos Canarinhos de Petrópolis sobe como vapor da terra para o céu e descem como um orvalho de Advento para a terra.

Quero agradecer aqui todos os que colaboraram para que isto fosse uma realidade:

APRESENTAÇÃO CANARINHOS DE PETRÓPOLIS:

Frei Thiago Alexandre Hayakawa, ofm
Elisangela Cadoni
Júnia Michele de Oliveira Silva Assunção

EQUIPE DE FILMAGEM:

Alessandra de Toledo Santos
Carlos Alexsandro Silva Fernandes
Celino Pires da Silva
Florival Souza

EQUIPE DE MONTAGEM DOS PRESÉPIOS:
Adriana Moraes
Bruna Regina Eufrásio
Cecília Lamper
Eloá Ramalho de Camargo
Haydeé Sonia Vieira Camiloti
Liseth Bulhões Bonventi
Lucas Souza Cardoso
Maria Cristina Gonçalves Ramalho
Mauro Ramalho
Nair Cristina Pacheco
Wesley de Godoy

EQUIPE DE ELÉTRICA:

Cleiton Aparecido Moura Oliveira
Fábio Cardoso Silveira
José Sachetti
Misael Martinez Costa
Vinícius Francisco Leiria

EQUIPE DE APOIO:
Antonio Luiz
Cláudio Maurício Zorzan
Cristina Mendes Malengo
Juliana Correa Alvares
Ricardo Donizete Franco
Robson Fernando Bovolenta
Thaís Mendes

PINTURA: João Batista Bernardes
COORDENAÇÃO:
Frei Vitório Mazzuco, ofm
Profa. Dalva Leme

Todos celebramos juntos o esplendor que nos veio do céu nas vozes de Anjos em forma de Meninos. Vamos guardar para sempre a memória da graça de estarmos ali naquele momento. Que o Natal tenha para nós um ardor nunca experimentado! Feliz Natal!

Frei Vitorio Mazzuco, ofm
Pastoral Universitária