Aluno da USF de Itatiba recebe lixo eletrônico para reaproveitamento

12/03/2018
Aluno da USF de Itatiba recebe lixo eletrônico para reaproveitamento
 O aluno do Curso de Engenharia de Computação, Lucas Zorzi, do Campus Itatiba, da Universidade São Francisco (USF), sob orientação do professor Marcelo Augusto Gonçalves Bardi e com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), está desenvolvendo o projeto de pesquisa “Reaproveitamento de dispositivos computacionais com vistas à sustentabilidade na área de tecnologia da informação”, que tem como proposta o reaproveitamento de resíduos eletrônicos computacionais ainda funcionais, oferecendo uma alternativa além da reciclagem tradicional.

Atualmente, o projeto precisa receber doações de lixo eletrônico da comunidade para a criação de "novos computadores". Ainda, pretende-se utilizar o processamento colaborativo por meio da computação em nuvem, um servidor potente realizará o processamento no lugar dos computadores concebidos, dando-os vida nova.
A comunidade pode doar resíduos eletrônicos de computadores tanto funcionais quanto não mais funcionais. Os elementos funcionais serão utilizados para a realização da proposta do projeto, enquanto os não-funcionais serão encaminhados a uma recicladora parceira para o descarte adequado.

Podem ser doados apenas resíduos eletrônicos relacionados a computadores e as doações serão feitas exclusivamente pelo site do projeto, onde todas as informações estão detalhadas e será informado o aceitamento ou não da doação.

O aluno Lucas Zorzi, do curso de Engenharia de Computação, estará à disposição para o recebimento dos bens doados em uma sala do Bloco IV, identificada como “Projeto Fapesp”, próxima ao Laboratório de Química e à copiadora JJ, no campus Itatiba da USF, entre os dias 19 a 23 de março, das 18h às 19h30.

Informações para descarte dos mais variados tipos de resíduos eletrônicos também estão disponíveis no site www.usfgreenit.com.br

CLIQUE AQUI para conhecer mais sobre o projeto e fazer uma doação.