Docente de Enfermagem ministra palestra sobre Violência Obstétrica

10/03/2018
Docente de Enfermagem ministra palestra sobre Violência Obstétrica
 O projeto Ápice On - Aprimoramento e Inovac¸a~o no Cuidado e Ensino em Obstetri´cia e Neonatologia e´ uma iniciativa do Ministe´rio da Sau´de. Propo~e a qualificac¸a~o nos campos de atenc¸a~o/cuidado ao parto e nascimento, planejamento reprodutivo po´s-parto e po´s- aborto, atenc¸a~o a`s mulheres em situac¸o~es de viole^ncia sexual e de abortamento e aborto legal, em hospitais de ensino, universita´rios e/ou que atuam como unidade auxiliar de ensino, no a^mbito da Rede cegonha.

A iniciativa, coordenada em parceria com o Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), propõe um modelo baseado em evidências científicas, nos princípios da humanização e na garantia de direitos. O HUSF participa do projeto e no dia 07/3 realizou o 1º seminário abordando os seguintes temas : Boas práticas de atenção ao parto, Boas práticas do nascimento e Violência obstétrica, tema que foi ministrado pela docente da USF Silmara Alves de Souza, que faz parte do comitê do Ápice.