handtalk

Notícias

Compartilhe:
link copiado
< Voltar

Alunos do curso de Engenharia de Produção do Campus Itatiba recebem prêmio no SENAI

12/03/2018
Compartilhe:
Alunos do curso de Engenharia de Produção do Campus Itatiba recebem prêmio no SENAI
 Os alunos do Curso de Engenharia de Produção do Campus Itatiba da Universidade São Francisco (USF) participaram da Semana Senai Inova Indústria, evento realizado pelo Senai-Campinas, entre os dias 05 e 09 de março de 2018. Durante o evento, ocorreu o Desafio de Ideias, uma verdadeira competição de ideias para resolver dois problemas industriais reais de duas empresas multinacionais. O primeiro problema, proposto pela empresa Robert Bosch, era automatizar o sistema de medição de pH de um tanque de mistura água-óleo e armazenar o resultado em um banco de dados com baixo custo. O segundo problema consistia em diminuir a sujidade da área de produção de pneus da empresa Pirelli.

Os problemas foram propostos a equipes de alunos com cinco integrantes cada, acompanhados de um professor tutor. Ao todo, seis equipes trabalharam de forma independente, sendo três com o objetivo de resolver o problema da Robert Bosch e três com o objetivo de resolver o problema da Pirelli. Participaram alunos do Senai Campinas, de outras instituições de ensino de Campinas e quatro alunos do curso de Engenharia de Produção do Campus Itatiba, que foram convidados para a participação pelo Coordenador de Relacionamento com a Indústria, Dr. Marcelo Gozeloto. As equipes formadas eram mistas e formadas por pessoas que não se conheciam e tiveram que lidar com diferentes pontos de vista sobre um mesmo assunto, pelas óticas de diferentes áreas do conhecimento.

Durante uma semana intensa de conhecimento, muito estudo, novas amizades estabelecidas e uma verdadeira tempestade de ideias, os seis grupos se empenharam na resolução dos problemas, culminando, sexta-feira, dia 09 de março, na apresentação da resolução dos problemas. Testes foram realizados, protótipos foram construídos e a apresentação de todos os grupos foi brilhante, deixando embasbacados os gerentes de RH das duas empresas e com um problema para resolver. Quem premiar? Qual resolução do problema era mais viável? Nas palavras do gerente de RH da empresa Pirelli, o sr. Denis Cavalcante. "Estávamos a semanas procurando uma solução para este problema. Hoje saímos daqui com três boas soluções". O chefe de pessoal da Robert Bosch, Fabrício Moraes, também gostou muito das soluções apresentadas.

Estiveram presentes durante o encerramento do evento e premiação do Desafio de Ideias vários diretores e coordenadores das unidades do Senai. A premiação foi feita pelos docentes das instituições que participaram do evento, pelo diretor do Senai Campinas, Prof. João Ulysses Laudissi, pelo diretor regional do Senai Prof. Ricardo Figueiredo Terra, pelo Gerente de Inovação e Tecnologia Osvaldo Lahoz Maia, e pelo Presidente da FIESP, da CIESP, do SESI e do Senai, Paulo Skaf.

A equipe escolhida para receber o prêmio pela Robert Bosch foi a equipe azul, da qual o aluno do 5° semestre do curso de Engenharia de Produção, Vinicius Scarante Tavares fez parte. O grupo criou um produto com custo inferior a 250 reais que atendia a todos os quesitos solicitados pela empresa. Segundo Vinícius: "Foi uma oportunidade muito grande participar no desafio de idéias, fiquei muito feliz em ser parte da equipe vencedora do desafio da Bosch. Acho que a parte mais legal foi fazer parte de um grupo que ninguém se conhecia mas que no fim todos se esforçaram muito e compartilharam seus talentos para obter um grande resultado. Sou grato a Bosch pelo desafio, ao Senai pela organização do evento e a USF por incentivarem e divulgarem o evento."
Pela Pirelli, a equipe escolhida foi a verde da qual o aluno do 7° semestre do curso de Engenharia de Produção, Campus Itatiba, João Felipe Jacob Silva de Lacerda fez parte. Nas palavras do aluno João Felipe a respeito do projeto que participou: "criamos um sistema de limpeza de rodas das empilhadeiras (Road Clean) e um sistema de transporte e armazenamento de matéria prima negro de fumo (pó zero). "Na avaliação da coordenadora do curso de Engenharia de Produção, Profa. Elaine Cristina Marques, "a equipe verde se destacou em relação às demais porque apresentou duas soluções para a sujidade, uma voltada para o efeito e outra voltada para a causa". Sobre a experiência vivenciada, João Felipe diz que "a semana foi produtiva e agregou valores tanto para a minha vida profissional, tal como a pessoal. A visibilidade que qualquer um dos participantes obteve, assim como reconhecimento, independente de premiação, são consequências do trabalho que mantiveram em suas salas, com seus colegas de grupo, com os quais formaram uma aliança de cumplicidade, seriedade e afeto." Ele finaliza falando sobre a importância da participação dos alunos nesse tipo evento. "Por conseguinte, é de se pesar que para aqueles que não buscam sair de sua zona de conforto e confrontar-se com novos desafios é menos provável que consigam enxergar tudo isto que vivenciei junto a meus novos colegas, e vale ressaltar que este evento não muda somente aqueles que participam, mas contribui para transformar todo o entorno dos mesmos."

Na visão da aluna Kaylhandra Costa Gozo, ingressante do 1° semestre de Engenharia de Produção, que também participou do evento: "A semana do desafio de ideias foi simplesmente incrível, em uma semana eu aprendi coisas que talvez em um ano não aprenderia; aprendi na prática; me desafiei, superei meus limites; parecia que eu já estava formada. Cada um com sua habilidade específica ajudou a desenvolver a ideia e criar o projeto, aprendemos a ouvir, a respeitar a nos ajudar... minha visão foi totalmente ampliada para muitas coisas que eu era limitada como o trabalho em equipe, não imaginava que era algo tão positivo estar com pessoas que pensam diferente de você que tem especialidades diferente da sua, foi muito interessante, sem contar que a gente se sente super importante, por poder contribuir para algo grande como um projeto para uma multinacional. Passei a ver as coisas por outros ângulos foi um período muito enriquecedor na minha vida."

Galeria de fotos


Palavras-chave


Histórico de Notícias