USF promove Curso de Extensão de Letramento em Bragança Paulista

23/04/2018
USF promove Curso de Extensão de Letramento em Bragança Paulista
Foi realizado na Universidade São Francisco (USF) o Curso de Extensão de Letramento. A atividade foi uma parceria do Curso de Pedagogia, Bragança Paulista a Secretaria Municipal de Educação, Prefeitura Municipal de Educação, através da Escola Permanente de Governo.

O Curso teve o intuito de oferecer a capacitação de professores da Rede Municipal de Educação Básica. Participaram mais de 100 professores da educação básica, em que os temas trabalhados tiveram como objetivo o trabalho com textos orais e escritos na perspectiva do letramento. Os participantes puderam refletir sobre os conceitos de letramento e de gêneros textuais; reconhecer as dimensões ensináveis dos textos; discutir uma proposta de trabalho com leitura, escrita, análise linguística e oralidade; desenvolver materiais didáticos que levem os alunos a desenvolverem capacidades de linguagem; possibilitar uma reflexão crítica sobre a produção, correção e revisão de textos.

Participaram das aulas a coordenadora do Curso de Pedagogia da USF, professora Renata Bernardo, a professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, Luzia Bueno, além de alunas do programa que participaram dos encontros anteriores.

Foram ministradas 4 oficinas, com 4 horas cada, sobre os seguintes temas:

Oficina 1: Letramento e gêneros textuais: uma proposta de trabalho
Oficina 2: Gêneros escritos no 1 ano: a curiosidade científica e o avanço na compreensão da escrita
Oficina 3: Gêneros orais nos anos iniciais: proposta para trabalhos interdisciplinares
Oficina 4: Produção, revisão e correção de textos