handtalk

Notícias

Compartilhe:
link copiado
< Voltar

Curso de Gastronomia da USF lança Projeto Cozinha Ceasa/USF

24/04/2018
Compartilhe:
Curso de Gastronomia da USF lança Projeto Cozinha Ceasa/USF
 A Universidade São Francisco (USF) e o Ceasa Campinas firmaram uma parceria inédita para a criação de um curso de formação de cozinheiro e alimentação sustentável, com uso integral dos alimentos, voltado às famílias atendidas pelo Instituto de Solidariedade para Programas de Alimentação (ISA), dentro do entreposto campineiro. O lançamento foi nesta terça-feira, dia 24 de abril do projeto “Cozinha Ceasa/USF – Alimentação Sustentável ISA”.

O evento contou com a presença do Diretor Presidente da CNSP-ASF e vice-reitor da USF, Frei Thiago Alexandre Hayakawa, OFM, o diretor do Campus Campinas, professor Fernando Gentile, a coordenadora do urso de Gastronomia da USF, professora Andreia Pimentel, a coordenadora do Curso de Nutrição, professora Aline Castaldi, docentes da USF, o Prefeito de Campinas, Jonas Donizette e autoridades.

A iniciativa pioneira visa estimular a alimentação sustentável e o combate ao desperdício de alimentos, bem como capacitar jovens e adultos em técnicas básicas de gastronomia e higiene na cozinha. As aulas serão gravadas e, numa segunda etapa, os vídeos serão reproduzidos nos bairros atendidos pelo ISA, em um ônibus adaptado exclusivamente para atender o projeto, ampliando o alcance da iniciativa e multiplicando o número de pessoas que receberão as orientações. “Quero agradecer mais uma vez essa oportunidade que a USF tem de colocar em prática a sua missão de colocar o conhecimento a serviço da comunidade”, disse o Frei Thiago Alexandre Hayakawa.

Nos próximos meses de maio e junho, estão previstas duas aulas-show, com a presença dos professores da USF, dos alunos inscritos no projeto e de comerciantes do Mercado de Hortifrútis da Ceasa. No total, 30 pessoas serão selecionadas para o curso, que começará em agosto e terá a duração de um semestre. Ao final, os participantes receberão um certificado reconhecido pela USF e pelo Ministério da Educação, que qualificará o aluno a atuar no mercado de trabalho como cozinheiro. A primeira turma de alunos será formada por jovens atendidos pelo Instituto Padre Haroldo e Grupo Primavera – as duas entidades recebem alimentos doados pelo ISA.

“Além de orientar a população a usar todas as propriedades dos alimentos que são doados a ela, esse projeto também irá qualificar e capacitar as pessoas atendidas pelo ISA para que, no futuro, possam conseguir trabalhar na área da gastronomia. Por isso, temos certeza absoluta de que esse projeto vai colaborar muito para que as pessoas tenham uma consciência maior quanto ao uso correto dos alimentos que recebem e, ao mesmo tempo, uma condição melhor para poderem atuar no mercado de trabalho”, disse o diretor-presidente da Ceasa Campinas, Wander Villalba.

Em sua fala, o prefeito Jonas parabenizou a inciativa da Ceasa e da USF e destacou a importância social do projeto. “O curso é de formação de cozinheiro e alimentação sustentável. Aí temos duas coisas muito importantes. Primeiro: a gente ensinar as pessoas a aproveitar melhor o alimento é muito bom. O segundo ponto é a qualificação profissional, com o curso de formação de cozinheiro. Os hotéis, restaurantes, lanchonetes sempre têm vaga para quem sabe manusear coisas na cozinha. Além disso, essa escola vai capacitar jovens e adultos em técnicas de higiene na cozinha, outra coisa também muito importante”, comentou o prefeito.

Parceria
A parceria não envolve troca de recursos financeiros: pelo acordo de cooperação técnica, cada instituição envolvida no projeto tem suas responsabilidades e assume os custos operacionais das respectivas ações. À Ceasa, coube a reforma da cozinha industrial localizada no entreposto – que sediará as aulas –, a compra dos equipamentos e utensílios, a designação de um nutricionista responsável pelo projeto, bem como a limpeza e a segurança do espaço, entre outras ações.

A USF é responsável pela cessão dos professores e alunos dos cursos de Nutrição e de Tecnologia em Gastronomia do Campus Campinas, bem como pela parte pedagógica e elaboração de aulas, receitas e calendário de atividades. Já o ISA ficará responsável pelo cadastro e seleção dos participantes do curso.

Para o diretor dos Campi Campinas (unidades Swift e Cambuí) da USF, professor Fernando Gentile, o projeto proporcionará uma troca de experiências. “O projeto beneficiará a população que carece de informações sobre aproveitamento de alimentos e alimentação saudável, bem como os alunos dos cursos de Gastronomia e Nutrição, que se envolverão com problemas reais da sociedade, favorecendo a transmissão de conhecimentos para fora e para dentro da Universidade e a troca de experiências entre todos os atores envolvidos, sempre sob a orientação dos docentes da Instituição”, afirmou.

A coordenadora do Curso de Gastronomia da USF, professora Andreia Pimentel, ressalta que o projeto está alinhado com a missão da USF, que é produzir e difundir o conhecimento, libertar o ser humano pelo diálogo entre a ciência e a fé e promover fraternidade e solidariedade. “O curso de Gastronomia da USF tem como objetivo neste projeto social transformar a vida de pessoas em vulnerabilidade social através da comida e uma das formas de fazermos isso é levar nossos chefs docentes para ensinarem e capacitarem essas pessoas, uma oportunidade real de obterem uma profissão através da educação”, destacou Andreia.

A coordenadora do Curso de Nutrição, Aline Castaldi, explica como será o trabalho desenvolvido. “A participação da nutrição são aulas de higiene e manipulação visando a segurança alimentar das preparações durante o curso profissionalizante. Tem como objetivo ensinar normas de higiene alimentar, ambiental e pessoal de acordo com a legislação vigente”, afirmou Aline.
Também estiveram presentes ao evento o vice-prefeito de Campinas, Henrique Magalhães Teixeira; o presidente da Câmara Municipal, Rafael Zimbaldi; o presidente do ISA, João Benassi; o presidente da Assoceasa, Alexandre Bardin e o vice-presidente da Aproccamp, Fabiano Tilli, além de vereadores e outras autoridades.

Movimento Gastronomia Social
O projeto Cozinha Ceasa/USF se vale de conceitos do Movimento da Gastronomia Social, que enxerga a gastronomia como agente de transformação social e acontece no Brasil – com o projeto Gastromotiva, entre outros -, e em vários outros países, sob a liderança de instituições e grandes chefs.