USF Campinas promoveu Encontro de Iniciação Científica

10/05/2018
USF Campinas promoveu Encontro de Iniciação Científica
 O Campus Campinas da Universidade São Francisco (USF) recebeu nos dias 08 e 09 de maio o XXIV Encontro de Iniciação Científica, XVII Encontro de Pós-Graduação, XIII Encontro de Extensão Universitária e XI Seminário de Estudos do Homem Contemporâneo. Este ano teve como tema central “Ciência para construir fraternidade e superar violência” inspirado na Campanha da Fraternidade de 2018. O evento visou a integração e socialização das atividades de Iniciação Científica, Tecnológica e de Extensão desenvolvidas na USF, como também da Iniciação Científica – EM (Ensino Médio). O encontro teve como objetivo identificar talentos, estimular a produção acadêmica e científica dos estudantes, além de propiciar um cenário de troca de experiências.

A abertura oficial ocorreu no dia 08 com a apresentação do Coral da Pastoral da USF e as palestras “Uma cultura de Paz para superação da violência” proferida pelo Frei Vitorio Mazzuco Filho, OFM e “Ciência, Espiritualidade e Educação” com a participação da Profa. Dra. Dora Alice Colombo (Dora Incontri). Durante os dois dias de evento foram realizadas palestras, minicursos, apresentação de trabalhos nas modalidades oral e pôster, Workshop Internacionalização; Oficina de Projetos de Extensão. O encerramento se deu com a Mesa Redonda: “Ciência para construir fraternidade e superar violência” onde os debatedores, Frei Vitorio Mazzuco Filho, OFM; Igor Guilherme Pereira Bastos; Rodrigo de Castro Amédée Péret e Dra. Dora Incontri discutiram sobre importantes questões relacionadas à violência social, direitos humanos, meio ambiente e educação. Em destaque o lançamento de livro da pesquisadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação - Luzia Batista de Oliveira Silva, sob o título “Psicanálise, Poética, Epistemologia e Educação: A Contribuição De Gaston Bachelard”.

Em 2018 o evento contou com mais 300 inscritos. A produção científica pode ser acompanhada através dos Anais 2018 apresentados na forma de e-book. Este volume reúne trabalhos de Iniciação Científica, Tecnológica e de Extensão; Pós-Graduação e Pesquisas Independentes, frutos das atividades realizadas ao longo do ano, perfazendo um total de 229 trabalhos.
O evento oportunizou também a participação de professores e alunos do Ensino Médio em oficinas científicas oferecidas durante os dois dias. Ao todo participaram 250 alunos de escolas públicas de Campinas e Região.

Foi possível observar o engajamento dos estudantes em todos os níveis no processo de investigação científica, tecnológica e de extensão, o que contribui para a formação de profissionais cada vez mais qualificados para o mercado de trabalho, para a transformação da sociedade e para a vida, além de receber docentes e pesquisadores de diferentes Instituições de Ensino do Brasil.
Professora Iara Tescarollo, Coordenadora do Núcleo de Pesquisa Acadêmica reforça que a participação em projetos de pesquisa se torna um instrumento valioso para aprimorar qualidades desejadas dos estudantes, bem como para estimular formação daqueles com vocação para a pesquisa.