USF recebe o I Simpósio Regional do COAPES

10/05/2018
USF recebe o I Simpósio Regional do COAPES
 O Campus Bragança Paulista da Universidade São Francisco (USF) em conjunto com os municípios de Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, Bragança Paulista, Joanópolis, Nazaré Paulista, Pedra Bela, Piracaia, Socorro, Vargem e as Instituições FAAT, FESB, Madre Paulina, Nova Biotec, Departamento Regional de Saúde VII - DRS VII e o Centro de Desenvolvimento e Qualificação para o SUS -CDQ-SUS, promoveram nos dias 3 e 4 de maio o I Simpósio Regional e I Mostra De Experiências Exitosas Sobre Integração Ensino-Serviço-Comunidade com o tema "COAPES - Desafios para a integração ensino-serviço-comunidade no Brasil" no Campus Bragança Paulista. A abertura foi no Salão nobre do Campus.

O evento contou com a participação do diretor presidente da CNSP e vice-reitor da USF, Frei Thiago Alexandre Hayakawa, OFM, a diretora do Campus Bragança Paulista, professora Márcia Aparecida Antônio, a Secretária de Saúde de Bragança Paulista (Coordenadora Regional do COAPES), Marina de Fátima Oliveira, da Secretária Municipal de Desenvolvimento de Agronegócios, Gislene Bueno, representando o vice-prefeito, Amauri Sodré e o Deputado Estadual, Edmir Chedid, da Consultora Técnica do Ministério da Saúde, Maria Silvia Bruni Fruet de Freitas e do Consultor Técnico do Ministério da Educação, Rodolfo Prado da Silva . Além de representantes de municípios da região e instituições de ensino. “Para nós é uma honra estar desde o início dos trabalhos com a realização dos seminários regionais para a consolidação do COAPES. Nos possibilita a atuação com outras instituições de ensino e com todos os envolvidos para a formação dos futuros profissionais da saúde. Conhecendo assim, a realidade e os desafios”, afirmou Frei Thiago.

O município de Bragança Paulista é o coordenador da região, sendo o primeiro COAPES regional do Estado de São Paulo. A assinatura ocorreu em 25 de agosto de 2016. O objetivo do evento é disseminar ao público alvo (profissionais e gestores de saúde, comunidade usuária do SUS, docentes e discentes da área da saúde e gestores das Instituições de ensino em saúde) a importância do Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino e Saúde (COAPES) para o aprimoramento e efetivação da “integração ensino-serviço-comunidade” em nossa região.

O COAPES está previsto na Lei do Programa Mais Médicos e tem como objetivo aprimorar a relação entre as universidades e os gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) dos municípios, promovendo melhores condições de inserção dos estudantes nos serviços de saúde.

Durante a I Mostra De Experiências Exitosas Sobre Integração Ensino-Serviço-Comunidade foram inscritos mais de 60 projetos de alunos, docentes e profissionais da saúde das cidades participantes.
Confira os vencedores:

1º lugar
Luiz Eduardo Teixeira da Silva, Liz Ponnet e Edson Masera Terra

2º lugar
Leni de Fátima Zecchini Lopes, Amarilis Virginia Bueno Silva, Jennie Maria Keese de Castro, Lea Maria Filomena Adani Ribeiro

3º Lugar
Beatriz Helena de Mattos Araújo Verri, Estela Marcia Flores Gianesella, Edson Masera Terra

Tânia Maria Guelpa Clemente, José Ribamar Borges Mendes, Edson Masera Terra

Menção Honrosa
Allan Roberto Miranda, Caroline Leite de Lima, Karina de Oliveira de Paula, Ricardo de Almeida, Gisleide Carvalho Góes Fernandes

Menção Honrosa

Talles Braga da Silva, Giuliana Leme, Kleber Leilsson dos Santos, Beatriz Verri, Edson Masera Terra

Para conhecer mais sobre o COAPES assista ao vídeo produzido para o evento. Clique aqui.