Alunos do Curso de Enfermagem confeccionam bolsas que ajudam na organização de remédios a pacientes

23/05/2018
 No decorrer do Estágio em Rede Básica de Saúde, realizado no Curso de Enfermagem, que acontece na Unidade de Saúde Cerejeiras do Município de Atibaia, os alunos puderam perceber a dificuldade de alguns pacientes em seguir as determinações da receita médica.

Durante as consultas ou visitas domiciliares, identificaram que muitos não sabiam relatar quais medicamentos utilizavam e como deveriam fazer uso dos mesmos. Pensando no impacto negativo e piora do quadro clinico desses pacientes, os alunos foram motivados a pensar em algo que pudesse contribuir na melhora da adesão e qualidade do tratamento desses usuários. A partir dessa demanda surgiu a ideia de confeccionar uma bolsa com quatro divisórias coloridas que indicasse o horário correto para administração dos medicamentos. Utilizaram como material retalhos de tecidos doados e feltro para a colagem das figuras indicativas do período de uso de medicação- manhã, almoço, tarde e noite.

Dessa forma as cartelas dos medicamentos podem ser armazenadas dentro das divisórias respeitando seu horário e dosagem. Ao menos 1x na semana, um membro da família ou o próprio agente comunitário de saúde durante suas visitas pode conferir e repor as medicações.

Segundo a profª Daniela Badari, as bolsas foram distribuídas e entregues pelos alunos do curso, que perceberam nessa simples ação, o quanto um relato e uma boa observação somados à criatividade podem interferir na qualidade de vida de um usuário e no sucesso de um tratamento.